Por Que Depois de Cristo?

3300 a.C. - 1789 d.C. – CIVILIZAÇÃO ARTESANAL

700 a.C. – MUNDO FILOSOFAL

100-750 d.C. – MUNDO ECLESIAL

750-1453 d.C. – MUNDO FEUDAL

1453-1789 d.C. – MUNDO COMERCIAL

1789-20xx d.C. – CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL

“Uma Vida Solitária”, de James A. Francis, diz:

“ Eis um homem que nasceu num vilarejo quase desconhecido, filho de uma mulher humilde. Cresceu numa outra vila. Trabalhou numa carpintaria até completar trinta anos, e então, durante três anos, foi um pregador itinerante. Nunca teve um lar. Nunca escreveu um livro. Nunca ocupou uma posição de destaque. Nunca teve uma família. Nunca foi à faculdade. Nunca pisou cidade grande. Nunca esteve a mais de 300 km do lugar onde nasceu. Nada tinha para apresentar como credenciais além de Si mesmo.

Ainda jovem, a maré da opinião pública se voltou contra ele. Seus executores sortearam a única coisa que Ele possuía na Terra: uma capa. Quando morreu, foi tirado da cruz e sepultado no túmulo que um amigo, movido por piedade, lhe cedeu.

Dezenove longos séculos se passaram, e hoje ele é a figura central da Humanidade, o líder da marcha do Progresso. Todos os exércitos que já se puderam em marcha, todas as esquadras que já foram construídas, todos os parlamentos que já existiram e todos os reis que já reinaram, tudo isso junto não tem afetado a vida do homem sobre a Terra de um modo tão poderoso como o tem feito aquela única vida solitária. „

Uma breve introdução à personalidade histórica de Jesus de Nazaré, já nos indica um tipo de homem que “tem tudo ainda mesmo sem nada”, um verdadeiro Santo dos santos!

Curiosamente, pode-se dizer que o curso da História não teria sido tão diferente, se não fosse pelo tal Homem. Devemos a Ele, portanto, dois mil anos de evolução ininterrupta, pois que não teriam sido assim sem a personalidade mais fundamental de todos os tempos.

Também podemos afirmar sem medo de errar, que o grande agente do Progresso foi o Ungido, pois a formação da sociedade propriamente dita ainda não ocorria antes dEle inspirar. Desde desse dia, e sob o Império Romano profetizado por santos hebreus, foi que a sociedade propriamente dita adquiriu o seu caráter propriamente humano para todos os tempos, à respeito de suas fases anteriores. O Seu Evangelho esboçara os grandes valores humanos de verdadeira igualdade, verdadeira liberdade, e verdadeira fraternidade, inalienavelmente espirituais, perante Deus e à própria consciência, à despeito de principados e potestades, falíveis ou corruptíveis.

ANTES DO SENHOR JESUS CRISTUS E SEU EVANGELHO, evoluíamos engatinhando rumo à civilização por uma sociedade mais justa e mais unida. DEPOIS DO SENHOR JESUS CRISTUS E SEU EVANGELHO, atingimos uma civilização unificada em uma sociedade mais justa e mais unida, com a consciência de valores verdadeiramente humanos e interesses verdadeiramente nobres!

As nações e os povos, à respeito de suas fases civilizatórias, são muito melhor situadas em ANTES DA IGREJA E DEPOIS DA IGREJA. A sociedade propriamente dita, nasce e cresce somente com os fundamentos da Una Santa Igreja Ortodoxa Apostólica Grega.

DE FATO, A EVOLUÇÃO É INEGÁVEL.

Um Escribão do Crioulistão
Enviado por Um Escribão do Crioulistão em 28/05/2024
Reeditado em 22/06/2024
Código do texto: T8073419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.