Hegelianismo

Tudo o que é real é, por si só, racional. A irracionalidade só existe na perspectiva limitante do fenômeno. Observado em seu todo- desenvolvimento histórico- tudo, absolutamente tudo, tem uma lógica de complexificação progressiva. A lógica de Aristóteles- que diz que uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo- colonizou nosso pensamento por meio do pensamento da dualidade. Hegel, brilhantemente, observa que o ser só se desenvolve negando aquilo que ele era anteriormente. Da semente ao broto; do broto à flor; Da flor à árvore. Cada estágio de desenvolvimento posterior nega o anterior.

Na dialética do movimento- tese, antítese e síntese- só há progresso onde há negatividade. Na sociedade da positividade, entretanto, o elemento negativo é “afastado” por meio de paliativos- o consumo, os likes, os fármacos, as pseudo-crenças-. Por esse motivo, permanecemos aprisionados a um “eterno retorno do trágico”. Nós, pós- modernos, deveríamos ouvir mais Hegel e menos coaches motivacionais.

No exato momento desse texto, os Deuses do Olimpo projetam a pior das punições para mim, pois um nietzscheano fazer uma ode a Hegel é heresia demais até para os deuses gregos.

Raphael arantes
Enviado por Raphael arantes em 19/11/2023
Código do texto: T7935722
Classificação de conteúdo: seguro