A MORTE E O SOFRER

Faço terapia há aproximadamente três anos e meio.

Em todo esse tempo, pude aprender muito sobre mim e ainda me encontro nesse processo.

Porém, essa apenas é a introdução do assunto, acredito ainda não ser o momento de falar de mim, e sim do que o título do texto se propõe a dizer.

Depois de muitos anos sem entrar em contato com a leitura, este ano quis retornar com este hábito, e estou lendo o 5º livro, emprestado pela minha psicóloga. O mesmo é, de certa maneira, conhecido, e se chama A Morte É Um Dia Que Vale À Pena Viver.

Estou longe de terminá-lo, mas senti a necessidade de compartilhar uma das visões bem interessantes que ele me proporcionou, que é justamente o fato de, muitas vezes, atribuirmos nosso valor ao cuidado que destinamos aos outros, nos esquecendo, assim, de definirmos nossa própria identidade e autonomia (e nossa validação) pelo nosso próprio prisma e olhar.

Isso significa que, à partir do momento que buscamos o nosso autoconhecimento, por meio de nossas experiências de vida. e priorizamos também nosso autocuidado (o que eu seu que é difícil nos casos de hoje), nós conseguimos impor limites saudáveis ao nosso próprio existir, e, dessa forma, auxiliar quem amamos a viver uma vida com mais sentido e significado.

O livro também evidencia que essa prática é difícil de ser consumada em seu dia a dia. Porém, a autora mostra, de forma pragmática, à partir de sua própria experiência em sua graduação, que à partir do momento que tentamos cuidar de uma pessoa que se encontra em risco iminente de morte, sem nos atermos às nossas próprias necessidades físicas, mentais, e afetivas, estes cuidados não serão endereçados ao outro de forma eficiente e efetiva.

Este ainda é um breve relato sobre o livro, constando apenas uma parte de todo o aparato reflexivo que ele oferta ao leitor.

Conforme for tendo mais divagações acerca do assunto, compartilharei aqui pra quem tiver interesse em ler.

Epifania dos Oprimidos
Enviado por Epifania dos Oprimidos em 10/10/2023
Código do texto: T7905510
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.