BODAS DE OURO - APARECIDA E MAURÍCIO

Querida irmã Aparecida, caro cunhado Maurício!

Hoje é uma data muito significativa para vocês. Quando um amor dura 50 anos vivo e firme, ele merece ser celebrado. As BODAS DE OURO não são uma festa para qualquer um. Apenas aqueles que sabem melhor como amar o parceiro chegam a comemorar essa data. E, além disso, não é uma festa que se celebre sozinho, e sim do lado das pessoas que constroem, cada um de sua forma, fragmentos da história do casal.

E mais, ter na comemoração os filhos, netos, amigos, sobrinhos e todos os demais familiares, torna a data ainda mais especial. A família é uma consequência de uma decisão firme na qual duas pessoas se mantiveram fiéis por tanto tempo.

Lembro-me muito bem, quando tinha pouco mais de vinte anos, meu irmão Marinho me disse: “Tem um grandão vindo aí para encontrar com nossa irmã”. Era o Maurício que chegava para, pouco tempo depois, tornar-se membro de nossa família. Meus pais, que sempre nos deram exemplos de dignidade, respeito e amor, o acolheram com carinho e distinção, convictos de que minha irmã teria feito uma escolha acertada. Como o tempo passa tão depressa!

Chega o mês de setembro de 1973. Buscando a felicidade na construção de um novo lar, vocês dois subiram ao altar e, diante de Deus, primeiramente, prometeram viver um para o outro, sendo fiéis, amando e respeitando um ao outro, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da vida. E assim vocês estão fazendo.

Vi o exemplo que vocês deram ao mundo que os cercava. Por momentos difíceis vocês passaram. Mas tudo estava fundado na rocha firme e a casa não caiu. Hoje é possível perceber que o coração de vocês, neste instante das Bodas de Ouro, é um sinal claro do quanto foram importantes a paciência, o amor e a perseverança.

Todos nós sabemos que conviver com alguém por 50 anos requer muita paciência, tolerância e, acima de tudo, um amor verdadeiro. O casamento é algo natural, inevitável diante do amor dedicado em relação ao outro. A felicidade proveniente deste amor é ainda maior, pois foi construída no dia a dia, com base num esforço solidário e comum que se nota cada vez mais raro hoje em dia, visto que nem todos os casais são capazes de enfrentar com esperança e dignidade as dificuldades que surgem pelo caminho.

Sabemos que é preciso sempre cultivar a esperança e a coragem. Temos que viver a dignidade e discutirmos as nossas angústias, incertezas e desesperos, preservando o cuidado para com o outro de problemas cotidianos, aqueles que são possíveis de resolver por conta própria.

Não poderia deixar de mencionar, neste momento, com muito carinho e emoção, duas pessoas que não estão mais aqui, mas que, com certeza, estariam muito felizes se estivessem participando: nossos pais. Eles, com humildade e com sabedoria, deram força à nossa família para que muitos momentos importantes e felizes, como esse de agora, viessem a acontecer. Eles foram a rocha firme sobre a qual se construíram a família de vocês e de todos nós, seus filhos queridos.

Ao Mauricinho e à Silvinha, seus dois filhos, cumprimento-os neste momento e digo-lhes que vocês foram privilegiados. Serem filhos de Maurício e Aparecida nada mais é do que uma bênção. Deus os escolheu para que eles os trouxessem ao mundo. Fizeram vocês pessoas de bem, com estrutura sólida, cheios de vitalidade e amor.

Aparecida, Maurício, parabéns pelos 50 anos de casamento! Que o amor de vocês perdure tanto quanto o tempo o permitir, pois, para quem ama, o tempo é eterno.

A todos os demais presentes aqui agora, um abraço fraterno.

LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA

30 DE SETEMBRO DE 2023

LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA
Enviado por LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA em 01/10/2023
Reeditado em 01/10/2023
Código do texto: T7898525
Classificação de conteúdo: seguro