Tu me amas?

Relendo os trechos do evangelho de João, mais especificamente o capítulo 21 a partir do verso 15, eu me peguei em algumas reflexões portando vamos a elas:

Pedro era uma pessoa incrível, um homem sincero de posicionamento forte, Jesus viu todo o potencial ministerial de Pedro desde o começo.

Com Jesus, Pedro viveu experiências maravilhosas, viu o Mestre multiplicar o Pão, realizou uma pesca sobrenatural, revelou Jesus como Cristo filho de Deus, andou sobre as águas; muitas vezes foi escolhido pra estar com Ele em momentos únicos como no momento da transfiguração.

Pedro mostrava publicamente seu comprometimento e no momento da prisão foi Pedro quem cortou a orelha de um soldado para proteger Jesus, mas o mestre já havia avisado que Pedro seria provado e que por fim o negaria.

O início da transformação de Pedro foi ali, naquele momento, após a prisão, Pedro seguiu Jesus " de longe", a distância, sem entender que os últimos anos na presença do Cristo já o haviam transformado pra sempre.

Nunca mais Pedro seria a mesma pessoa, e aqueles que passavam por Pedro enxergavam isso, Pedro não andava mais como os demais, Pedro não se vestia mais como os demais, Pedro não falava mais como os demais.

Aqui um breve paralelo; algumas pessoas acham que podem seguir a Jesus "de longe" até entender que não há caminho de volta pra quem se torna íntimo do mestre, você não fala mais como os outros, não se veste como eles, você se torna outra pessoa e facilmente vão reconhecer o caráter de Cristo em você.

Voltando a Pedro, que faz o que lhe estava predito e por três vezes nega dizendo: " Não o conheço, não sou um deles, não sei do que estão falando" e é neste momento que o olhar de Pedro encontra o olhar de Jesus, o olhar de Jesus não é de acusação, mesmo assim Pedro se retira dali e chora amargamente.

Seria um triste fim, aquele que mais expressava seu amor, aquele que era escolhido para momentos únicos, aquele que andou sobre as águas, ele mesmo foi quem negou a Cristo após decidir segui-lo de longe.

Mas não era o fim desta história e somos gratos por isso.

Talvez você tenha sido Pedro nas demonstrações de afeto, louvores de braços abertos, lágrimas nos olhos, talvez tenha vivido experiências únicas, viu milagres em outros e em si mesmo, teve a oportunidade de caminhar sobre as águas das tribulações nos piores momentos da sua vida, mesmo assim, tenha decidido em algum momento seguir a Jesus de longe, até nega-lo com suas atitudes. Você precisa saber que Jesus está buscando insistentemente seu olhar, não com acusações, mas para dizer que sabia que todas essas coisas aconteceriam, desde sempre, desde o dia em que ele te chamou pra segui-lo, ele já sabia, mesmo assim ele te escolheu, porque você tem coisas a fazer pra ele e devo dizer sua história não acaba aqui.

Minha leitura inicial era no Evangelho de João, não nós esqueçamos dela.

Jesus tem um diálogo com Pedro no mínimo desconcertante. Ele pergunta algo que deveria ser tão simples de responder, que se fossemos nós sentiriamos o mesmo que Pedro.

"Tu me amas?"; Essa pergunta não saiu da minha cabeça por dias :"tu me amas?"

Eu também diria prontamente ao mestre : "Claro que te amo Jesus, com todas as minhas forças" mas esta pergunta trás uma condicional geralmente esquecida: "Então apacente as minhas ovelhas"

Enfim a pergunta se repete, não a Pedro apenas mas a todos nós.

Você ama a Jesus, de todo seu coração?

Jesus não precisa que façamos declarações nas redes sociais, não precisa que o façamos em repetições nos louvores que cantamos, Ele precisa que mostremos nosso amor com atos; A igreja se iniciou com "atos dos Apostolos" não com "sentimento dos Apóstolos" nem com "louvores dos Apóstolos" mas atos.

Tu me amas?

Apacenta minhas ovelhas

Você me ama mesmo?

Então cuide dos meus pequeninos, cuide daqueles que eu colocar em sua vida, cuide daqueles que estiverem precisando de você, Cristo necessita que você abrace, que você reserve tempo pra ouvir as dores deles, que você de o alimento quando necessário, que os indique onde lançar suas redes, que você se preocupe, caso algum deles comece a querer seguir Jesus de longe, como você fez um dia.

Você não pode estar ocupado demais pra cuidar de alguém, isso seria dizer a Jesus que está ocupado demais para amá-lo.

Nós precisamos ouvir esta pergunta pela manhã e a noite dormir tranquilos sabendo que estamos cuidando destas pessoas, independente de como se apresentem, que estamos amando cada uma delas como devemos amar.

Pedro não está mais conosco, alguém precisa cuidar das ovelhas que Jesus deixou aqui até que volte.

A pergunta é: você realmente tem amado Jesus como ele deseja ser amado? ou você tem amado do seu jeito.

Tu me amas?

Então apacenta minhas ovelhas.