No ano de 2023, propus a mim mesma o desafio de experimentar a liberdade de conhecer lugares sozinha. E então, encontrei um lugar mágico! Onde o silêncio proporciona a mais bonita das celebrações... A interação humana e a simplicidade da natureza, como descrito por Tolstoi em "Guerra e Paz".
Conheci pessoas, principalmente casais buscando romantismo, com suas histórias e razões para estar ali. Até mesmo uma família com um filho especial que queria dormir sob as estrelas para poder desenhar... Entendi que equilíbrio é fazer coisas para si mesmo, para dar sentido à nossa existência, escrever sobre nossos sentimentos, rever erros, quedas e fraquezas que precisam ser trabalhadas e aprimoradas.
Sair da minha zona de conforto de viajar acompanhada para experimentar a sensação de estar sozinha, contemplando coisas que gostaria de compartilhar com pessoas importantes. Ter essa experiência enriquece e humaniza... Sair da zona de conforto de ter tudo sob controle e descobrir que a conexão à internet pode falhar, mas tudo bem! Trabalhar offline e atualizar tudo depois. Pensar e refletir sobre situações, eventos e pessoas... Se afastar e analisar nossa postura, decisões e comportamentos.
Assumir que a coragem é para poucos e investir em si mesmo é essencial. Afinal, não é só com diplomas e certificados que se torna um especialista em algo. Conhecer lugares, se adaptar rapidamente ao ambiente, estar aberta para conhecer pessoas, ouvir suas histórias e compreender que não é perda de tempo admirar o espetáculo do pôr do sol e apreciar a transformação contínua da rotina...
Aprender observando o ecossistema ao nosso redor é agradecer àqueles que nos deram a oportunidade de tornar cada momento uma razão para acreditar em dias de guerra, dias de luta e investir em prazeres que nos moldam para evoluir sempre, em vez de passar feriados longos em uma rotina cansativa...
Foram dois dias incríveis!
O retornar à Vitória/Es com as energia renovada e alma cheia de gratidão com as orações em dia e reconectar à essência de mergulhar na natureza quase intocável que ainda sorri.. E a gente só agradece!
Até as férias de julho, rumo a minha terra morena de sabores e cores Belém/Pa.