JOSÉ DE FARIA - ANIVERSÁRIO DOS 90 ANOS - 29-maio-2023

Querido tio Zezé Faria,

Não poderia deixar escapar esta oportunidade ímpar. Tinha que fazer-lhe uma homenagem, através de singela reflexão.

Completar 90 anos significa que Deus o privilegiou. Por quê? Permitiu que tivesse uma vida longa, cheia de realizações, construindo uma família admirável, unida, próspera, com saúde, alegria e paz.

Quando resolvi usar estas palavras, neste momento, eu me lembrei de sua irmã, a mamãe. Ela tinha um carinho especial pelo seu irmão, o Zé Faria. Tenho certeza de que, se ela estivesse aqui agora, sopraria em meu ouvido: “Luiz, você não pode deixar de dirigir umas palavrinhas para meu irmão, no dia de hoje. Você sabe o quanto eu gosto dele e ele gosta de mim.”

Foi, baseado neste pensamento, que resolvi homenageá-lo. Não vou gastar muito tempo. Olhe, tio Zé Faria, preciso falar um pouco de suas origens, das dificuldades enfrentadas, das vitórias alcançadas. Da luta cotidiana.

No dia 29 de maio de 1933, nascia em Rio Espera, fruto do amor inigualável do padrinho Aprígio e da madrinha Loló, mais um menino. Foi-lhe dado o nome de José. Certamente sua mãe escolheu este nome em homenagem a São José, esposo de Maria, Nossa Senhora, por quem ela tinha a maior devoção. Este menino, hoje, completa seus 90 anos! Que alegria! Traz para nós este momento de emoção. Claro, de emoção e de agradecimento por tudo que realizou e fez para sua família.

Tio Zezé Faria, o senhor tem participado de tantos episódios em sua vida. Foram muitos os momentos de alegria. Mas também houve situações de muito sofrimento. Acompanhar a ida de seus irmãos, os tios Mundinho, Chichico, Bernardino, Cici, e de suas irmãs, a Ina, minha mãe, a Gabriela, a Conceição, a Glicéria, a Cacilda, além de tantas pessoas pelas quais tinha tanto carinho, não foi fácil. Foram muitas lágrimas derramadas. Sei o quanto foi difícil e penoso ter que passar por isso. Mas é a ordem natural das coisas e o senhor se manteve forte. Temos um dia que partir. Por outro lado, está tendo a alegria de poder comemorar seus noventa anos. Colheu muitos frutos. Sempre alegre, cheio de saúde, cercado de amor de sua esposa, filhos, netas, sobrinhos... e de tanta gente que se encontra aqui agora e o admira muito.

Não vou me alongar mais. Poderia ter dirigido essas palavras através de uma fala de improviso. Tive medo de que a emoção me atrapalhasse e me esquecesse daquilo que meu coração gostaria de expressar.

Concluindo, desejo-lhe, em meu nome e de todos que aqui estão, muitas felicidades, muitos anos, com saúde e alegria. Que Deus continue o abençoando.

Um beijo em seu coração.

Luiz Gonzaga

Juiz de Fora, 28 de maio de 2023

LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA
Enviado por LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA em 04/06/2023
Reeditado em 05/06/2023
Código do texto: T7805183
Classificação de conteúdo: seguro