Lançamento do Acervo Floriano

Site de pesquisa sobre Floriano – PI

Senhoras e senhores

O nosso encontro nesta noite é para falar-lhes de um projeto que teve início há um ano e que agora está se concretizando, graças à coragem, empenho e dedicação de quem vos fala.

Este site denominado de Acervo SEMED, nasceu com o único objetivo de resgatar e reconstruir a História do Município de Floriano, pois um povo sem memória é um povo que não sobrevive ao tempo.

Não tive a intenção de fazer média com nenhuma personalidade de Floriano, visto que não sou política nem tampouco tenho vocação nem pretensão para sê-la. Nem mesmo conheço as pessoas já biografadas e registradas na história através do site.

O que me motiva a desenvolver este trabalho é o desejo de contribuir com esta cidade, em retribuição à acolhida que dela recebi. É preciso que se escreva os nomes dessas pessoas, que ajudaram a construir a Princesa do Sul, tão particularmente acolhedora.

Minha preocupação maior, está sendo de contar a sua história, principalmente, de tempos atrás, visto que a atual é mais fácil de se contar, porque está acontecendo.

Não sei, exatamente, o que me impulsiona a fazer um trabalho tão difícil, cansativo, desgastante, embora gratificante, não encontro justificativa para tal atitude, a não ser no Amor pela Cultura, pela Cidade e o respeito aos que fizeram e continuam fazendo a história deste lugar. Outra coisa não explicaria as exaustivas horas diante da tel de um computador, nem as longas caminhadas em busca do conhecimento necessário.

Também é inexplicável o entusiasmo, a alegria e a gratidão quando consigo alguma matéria, algum documento, entrevista e qualquer tipo de contribuição para a realização deste projeto.

Peço, genuflexa, desculpas aos especialistas em informática por tão singela criação. Minhas renovadas e sinceras desculpas, por ser uma pessoa tão audaciosa em desenvolver um projeto numa área que não domino, mas, obrigatoriamente tive que enfrentar, por não ter outra forma de concretizar o projeto. Sou leiga no assunto e tudo o que fiz foi vencer os obstáculos com meus humildes conhecimentos.

Este filho que acaba de nascer precisa ser alimentado, portanto peço a todos os florianenses que me ajudem a alimentá-lo enviando-me matérias, fotos e documentos. Vamos juntos, contar a História, essa História que não só pertence a vocês – florianenses de nascimento, mas também a mim – florianense de coração.

O site está criado, formatado, lançado, mas longe de ser concluído, porém tive pressa em apresentá-lo a vocês, pois, talvez, depois que o virem, as pessoas sintam-se dispostas a colaborar conosco.

Meus agradecimentos ao Secretário da Educação do Município Dr. Antônio Reis, que acreditou no projeto e o aprovou.

E minha especial gratidão ao Exmº. Sr. Prefeito Joel da Silva Rodrigues, que também validou este projeto e o hospedou no servidor da PMF - Prefeitura do Município de Floriano.

A todos vocês florianenses, ou não, presentes nesta reunião, peço-lhes a colaboração para que, juntos, contemos a História de nossa majestosa Princesa do Sul.

Muito obrigada.

Maria Umbelina Marçal Gadêlha

Acervo SEMED: http://www.acervo.floriano.pi.gov.br

Contato: acervo@floriano.pi.gov.br

Floriano, 10/05/2007

Infelizmente todo o meu trabalho, que foi voluntário, foi ignorado. Após a gestão do prefeito que me permitiu hospedar o site (que na verdade foi apenas um link), o prefeito substituto excluiu o site sobre a história de Floriano.

Eu não perdi nada com essa exclusão, mas foi negado às pessoas o direito de conhecer sobre a história, personalidades e curiosidades sobre município.

Atualmente não temos muitas fontes de pesquisa, principalmente, fontes confiáveis online sobre o município, mas quem disse que cultura, conhecimento interessa, não é?

Umbelarte
Enviado por Umbelarte em 23/05/2023
Código do texto: T7795344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.