"Não é livre quem não obteve domínio sobre si." ~ Pitágoras.

Quero ousar, entendendo minha ousadia como possibilidade. É que também me pretendo livre, como Pitágoras, em sua afirmação filosófica.. " Não é livre quem não obteve o domínio sobre si "....

Mesmo Pitágoras dos tempos idos, vivia na complexidade dá vida dele moderna, onde creio seu aprendizado considerar outros tantos filósofos, mesmos os rebeldes sofistas, que me parece tendia fazer da filosofia um "manual vendável filosófico", algo como um mapa de verdades, que os seguindo encontrariam em si a capacidade de obter a liberdade.

Más na minha ignorância, entendo a liberdade pessoal, como parte dá liberdade coletiva.

Assim vou levantar uma questão atual, para o século xxl, que neste inicio de milênio, para mim se atreve em pautar a prisão filosófica humana.

O planeta dividido entre Oriente e Ocidente gerou várias histórias humanas, entre conflitos e harmonias entre os povos dos dois lados do planeta. Porem, o que se entende de domínio coletivo sobre si, dada as proporções planetárias levaram-nos as mais terríveis guerras, gerando descontentamento entre os hemisférios que reverbera na humanidade, chegando influenciar mesmo o mais célebre filosofo que exista, preocupado com o tema Pitagórico , "Não é livre quem não obteve domínio sobre si." pois dadas as proporções atuais, de politica existente, duvido um ser humano considera-se livre com a existência de uma OTAN, que no propósito de defender , promove extermínio e injustiça contra a humanidade, atacando países pobres e até miseráveis, que apesar de armados para sua possível defesa seja tratado como "potencia militar", em condições de armamentos e contingentes, que possa causar uma mudança humana, no conceito de liberdade.

Porem a OTAN, sim por várias vezes obteve êxito parcial em algumas regiões do planeta. Logo, "Não é livre quem não obteve domínio sobre si."

~ Pitágoras.

Assim entendo, para que eu tenha domínio sobre mim, abaixo da linha do Equador, próximo ao trópico de capricórnio, vejo que teríamos de criar uma nova, Organização de defesa militar, fugindo dos ditames dá OTAN, para que estes novos associados, conseguissem manter a paz necessária para obtermos o "domino sobre nós mesmo, para nos entendermos livres.

Como afirmei no inicio, o estarmos livres, não é só uma questão pessoal de domínio de si, más é uma questão coletiva de livramento, que nos impede o domínio da liberdade.

Sei que o Brasil hoje, parte de mais de seis países falando a língua portuguesa, tem o direito de participar do Assento na OTAN, más ainda assim creio ser pouco e, ter de participar dos erros de interesses políticos de defesa, sem a possibilidade de encontrar um caminho, dentro da OTAN, por uma liberdade planetária, de prosperidade social que é, a arma mais eficaz de Paz.

Então quando o meu País, tiver obtido o domínio sobre si, considerando uma união planetária de paz , poderia afirmar " sim somos livres pois, pois obtivemos o domínio sobre nós. Pois só assim haverá domínio sobre a liberdade individual.