DISCURSO FORMATURA - SOB ENCOMENDA

É uma responsabilidade muito grande para mim neste momento, um momento tão especial na vida de vocês, o momento da formatura. Primeiro quero agradecer a cada um de vocês pelo convite, pela confiança, por permitirem que eu esteja aqui, para celebrar com vocês, essa conquista tão especial na vida de cada um.

Muita gente tenta, mas nem todos chegam ao final da caminhada. Quero parabenizar cada um aqui. Vocês conseguiram. Passaram por cima de todos os obstáculos e problemas e chegaram até o pódio da vitória. Admiro vocês por isso: pela fé nos seus ideais e pela capacidade de lutar até o fim.

Vocês agora estão sendo diplomados. São profissionais aptos para exercer as grandes tarefas para as quais se prepararam. Vocês estão prontos para assumir grandes desafios da vida profissional.

As pessoas não imaginam o sacrifício que é chegar ao final de uma caminhada. As pessoas não imaginam as renúncias que vocês tiveram que fazer. As pessoas não sabem o preço que vocês tiveram que pagar.

A vida, meus amigos e amigas, é feita de escolhas. E as escolhas feitas hoje refletirão no nosso amanhã. Não iremos colher rosas amanhã se não as plantarmos hoje. Nem sempre plantamos com sorriso nos lábios. Às vezes, a plantação é feita com suor e lágrimas. Mas uma coisa garanto a vocês: a colheita sempre é feita com sorrisos. É feita com alegria e uma lágrima ou outra cair é de felicidade.

Como prefeito, como paraninfo, como cidadão de Goianésia, tenho orgulho da conquista de vocês. Tenho orgulho da escolha de vocês. Vocês são heróis. A família de vocês se orgulha dessa conquista. Tenho certeza disso. Aliás, não é uma conquista individual: é coletiva, é familiar, é também do marido de vocês, das esposas de vocês, dos filhos, dos namorados, das namoradas, dos pais, das mães, dos irmãos, dos amigos.

Se vocês permitirem, vou fazer um pedido: peço que vocês usem o conhecimento adquirido nos bancos da faculdade, mas que não se esqueçam que a vida também nos ensina a todos os momentos. E não se esqueçam principalmente dos valores éticos, da moral, do amor fraterno que deve reger as relações, sejam elas afetivas ou profissionais.

Nunca se esqueçam da justiça, nunca se esqueçam de estender a mão a um caído. Isso faz de vocês seres humanos incríveis. E não há riqueza maior que ter o coração nobre, de ser um ser humano na essência da palavra.

Quero fazer uma reverência aqui ao ensino público. À UEG, que é essa fantástica fábrica de formar profissionais para o mercado de trabalho. Principalmente de formar professores, formar mestres. Mais de 90% dos nossos professores da rede municipal saíram daqui da UEG. Sou um parceiro desta instituição, que é um patrimônio de Goianésia e de Goiás.

Para encerrar, quero dizer a vocês que não existe nada fácil na vida. Mas o bom é isso: se fosse fácil todos fariam. E vocês fizeram, vocês conseguiram. Agora, meus amigos, desfrutem deste momento e sigam o coração de vocês. Chegou a hora de brilhar!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 08/05/2023
Código do texto: T7783031
Classificação de conteúdo: seguro