Alienação, uma palavra de trajetória social e política.

Para entendermos o que é alienação, é importante assimilar que nenhuma palavra possui valor ou significado em si, mas se modifica a partir dos indivíduos que a utilizam.

Mas de onde vem essa palavra? Alienação vem da junção de duas palavras do latim, “alienare” (estranhar, tornar outro) e “alienus” (pertencer a outro, pertencer a outro lugar).

Como já comentamos, palavra alguma carrega um valor fixo e, neste caso, diversos estudiosos deram suas visões sobre a palavra.

Jean-Jacques Rousseau falava que a alienação vem da privação do homem de sua natureza, assim, ele torna-se alheio à sua configuração natural. O indivíduo passa a agir concordado com os costumes impostos pela sociedade na qual ele está inserido.

Hengel ressalta que o alienado é aquele indivíduo que possui, em seu espírito, uma inconformação, um não pertencimento. Com esse sentimento o sujeito criará uma realidade para pertencer.

Feuerbach descreve que a alienação nada mais é do que a religião. Os seres criam seus deuses e esquecem que o criaram além de imaginarem-se criados por eles.

Cronologicamente Karl Marx discorda de todos os anteriores, principalmente de Hengel, seu antigo professor. Marx afirma que alienação não tem nenhuma ligação com privação de natureza, uma simples idealização de indivíduos ou deus. A alienação para o Marx representa o impedimento do trabalhador de reconhecer a riqueza que ele produz. Esse sujeito não se vê mais como produtor de bens, mas como consumidor deles, tanto que, caso ele deseje obter o produto que ele construiu, ele tem que acessá-lo via mercado.

Karl Marx volta para o pensamento de seu antigo professor e argumenta, que a idealização da realidade, muitas vezes, não parte do indivíduo, mas sim, da classe que o domina. Idealização essa, que cega aquele trabalhador de seu papel, de seu valor.

Concluo que a alienação foi e é uma palavra com significado em debate. Nós, no senso comum, utilizamos palavras que muitas vezes não sabemos o que significa. Podemos afirmar o poder que as palavras têm, não apenas em seus significados, mas sim, sociais e políticos. No fim, quem controla o significados derradeiro das palavras?

Fontes:

vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4a4XBSaNTBQ

livros utilizados:

1)Marx, uma introdução - Jorge Grespan

2)Palavras Chave - Um vocabulário de Cultura e Sociedade - Raymond Williams

Kaleb Aragão
Enviado por Kaleb Aragão em 19/04/2023
Código do texto: T7767944
Classificação de conteúdo: seguro