DOR DO EXISTIR...

Em nossa primeira viagem pelo mundo desconhecido, estávamos no ventre da nossa mãe, onde era quentinho e aconchegante. Ao nascer estávamos no reino da prática e da emoção. Precisávamos de outras pessoas para fazer atividades para nós, ou pelo menos nos dessem alguma orientação para entender como fazer. Mas a vida continuou a nos mostrar que ainda na vida adulta também precisamos dos outros, porque somos sociais e especialmente emocionais. Nós nos esforçamos para minimizar nossas fraquezas, maximizando outras fraquezas. Esta é uma solução muito prática para "sentir-se bem", tentando diminuir o “mal-estar” e a “dor do existir” com o intuito de diminuir a ansiedade e buscar o equilíbrio emocional.

Mas fico feliz em pensar que isso afeta apenas nosso equilíbrio, e não a sociedade. Não seremos pessoas melhores, “apontando as fragilidades dos outros”, aliás, quem faz isso pode estar sofrendo de uma espécie de transtorno com enormes prejuízos. Até onde podemos ir então?; perceba que seus pensamentos podem causar compulsão, não importa o que seja, e entenda que a mesma força atuará sobre outras pessoas em diferentes situações. Você também encontra dificuldades em controlar o comportamento, as atividades ou a situação dos outros. Cada um tem suas fraquezas. Ser empático tem lá suas desvantagens, se não souber todos os seus limites, você não terá limites, e sem limites somos apenas um bando de doidos correndo atrás de um precipício que nos seja mais favorável jogar-se.

Vil Becker
Enviado por Vil Becker em 31/03/2023
Código do texto: T7753480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.