Vamos prosear sobre a Tourette e o BIG BROTHER BRASIL 2023?

Recentemente saiu uma reportagem sobre o "Cara de Sapato" ( participante do BBB23), onde ele relata ter a Síndrome de Tourette.

Eu não assisto BBB, mas, fiquei "feliz" em saber que um touréttico está lá e não teve reservas em falar sobre sua Condição.

Postei sobre isto e até comentei que, "tomara a síndrome tenha uma visibilidade correta".

E falei isto porque, sempre baterei nesta tecla, infelizmente a mídia retrata a ST como algo cômico e debochado. Como se a Tourette fosse apenas ter tiques, fazendo caretas e dizendo palavrões.

Hoje porém, ao abrir o vídeo onde o Cara de Sapato fala rapidamente sobre a Síndrome( especificamente explicando que pode acontecer dele falar aleatoriamente alguns palavrões) deparei-me com alguns comentários e um deles ( o que marquei no print), chamou-me a atenção:

" - NA MINHA TERRA É FALTA DE NOÇÃO MESMO."

Fala de uma tal de Luciana que, não convencida com a explicação de uma outra pessoa ( que expoe que a filha tem a Síndrome), continua com seu comentário irônico, pretensioso e cheio de maldade, como vcs podem ler na imagem abaixo.

Aqui não se trata de empatia ou não pelo candidato ( participante) do JOGO. Não é sobre o Big Brother que estou falando. Essa Luciana pode ter 0 empatia pelo "jogador" Cara de Sapato,

Mas, daí julgar, criticar, ridicularizar e "desmerecer" uma Condição de saúde?

"...Agora tudo é doença", finalizou ela.

Que dó de gente assim e, infelizmente, com este mesmo pensamento, tem um monte de gente espalhadas por aí.

Tenho dó sabe, e até peço a Deus que não permita que alguém da família passe por isto, porque muito pior que uma Síndrome, um transtorno ou até mesmo uma doença, é ter que CONVIVER com gente "pequena" assim.

Só pra relembrar, a Síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiatrico que faz com que a pessoa tenha ou faça Movimentos vocais e motores involuntariamente. As características são diversas e os tiques variam de pessoa pra pessoa e de tempo em tempo. Não tem como precisar quais tiques a pessoa fará, eles são INVOLUNTÁRIOS e, mesmo quando a pessoa tenta suprimi-los, uma hora eles "sairão" com toda a força.

Sobre os PALAVRÕES, é a chamada COPROLALIA e tbm são involuntários.

Scheilla Lobato ... a Mãe de Um Tourette

Scheilla Lobato
Enviado por Scheilla Lobato em 26/02/2023
Código do texto: T7728222
Classificação de conteúdo: seguro