ONDE ESTÁ A FELICIDADE

Parei um pouco no tempo e comecei a refletir sobre algo importante, onde me questionei com a seguinte pergunta: “Onde está a felicidade"?

Voltei na linha do tempo da vida, onde refiz algumas buscas para encontrar uma resposta que trouxesse um sentido profundo nos acontecimentos que vão enriquecendo a nossa história e, consequentemente, gerando valores que se enraízam no terreno do nosso existir e, se fortalecem a medida em que trazemos a consciência um significado, que nos dê o suporte que precisamos, para construir a vida sobre alicerces e fundamentos esclarecedores, a fim de nos direcionar e conduzir-nos em caminhos seguros, sem que nos percamos em atalhos, cheios de armadilhas perigosas e sutis, escondidas as margens das estradas que jamais deveríamos percorrer se tivéssemos fortalecido o nosso aprendizado, de que é necessário, sim, acionar e manter o localizador emocional ligado no candelabro da resiliência humana, pois cada emoção sentida e vivida tem o seu significado e nos leva a uma ação imediata, por exemplo, quando ficamos tristes tendemos a nos isolar e ficar calado, deprimido e cabisbaixo etc. Portanto, existem alguns cuidados e passos que são extremamente importantes e fundamentais para conseguir manter a paz de espírito e nos motivar, mesmo quando temos que enfrentar, talvez, desafios que chegam instantaneamente para abalar estruturas humanas enfraquecidas, quando se trata de lidar com situações frustrantes no palco da vida, porque causam grandes decepções nas pessoas que sofrem e carregam na mochila da vida, as feridas, da rejeição, do abandono, da humilhação, da injustiça e da traição, bem como, as necessidades emocionais que foram sabotadas na infância, ou seja, a necessidade de amor e conexão, autonomia e competência, limites, respeito e espontaneidade e expressão e validação emocional. Sabemos o quanto isso é prejudicial e causador de transtornos emocionais gritantes na bela paisagem interna do ser humano, que refletem em respostas negativas em todas as pessoas que sustentam em sua psique, uma opinião distorcida do seu próprio self, das pessoas e do mundo.

Na verdade, ainda, descobertas importantes serão feitas no laboratório interno de cada pessoa, onde, e de acordo com a descoberta de cada um, conforme as suas pesquisas vão sendo colocadas em prática e em ação na sua vida, a fim de que elas possam esclarecer e ajudar a pessoa compreender que os altos e baixos fazem parte de nossa jornada, deste livro em aberto da vida que delega e confia em mim e em você, e, portanto, não permite a transferência desta responsabilidade a ninguém, porque os conflitos internos de alguém ninguém consegue acessá-los, mas, apenas direcionar a pessoa a descobrir o caminho principal para conseguir fazer os ajustes emocionais cabíveis e necessários quando uma situação específica vier acontecer.

Uma das criticidades mais graves nos tempos atuais é, a forma de enfrentamento que as pessoas utilizam em suas vidas em relação a todos os conflitos internos e externos, impedindo uma leitura e interpretação que seja feita e direcionada pela luz da resiliência humana, um recurso inexplorado por muita gente que ainda não conseguiu alcançar um nível de inteligência emocional, a fim de trilhar e escrever em cada linha e em cada página deste livro da vida que não tem coautor, pois, cabe a mim e a você escrevê-lo de forma inteligente e consciente, para que eu e você possa dar a ele os créditos de que todas as emoções sentidas e vividas cumpriram o seu papel no passado que já se foi, e, que na vida atual, porventura, precisam ser interpretadas de maneiras diferentes, e fazer do seu aqui e agora um momento oportuno de reconstruir uma história de vida esmagada e destruída que ainda provoca um sobrepeso na bagagem da vida de muita gente.

De fato, não é fácil ressignificar e reeditar a história de vida, porém, existem recursos que se forem descobertos e explorados, e se cada pessoa assumir a responsabilidade de exercer o seu ofício no garimpo do existir, para ser protagonista de descobertas de recursos valiosos, a fim de torná-lo um agente transformador de um universo interno atormentado por conflitos e pensamentos automáticos negativos, onde o sol da emoções positivas não nascem, porque o céu nublado da negatividade os acompanha e elimina todas as possibilidades que os convida a vislumbrar a vida com outros olhos e, viver cada momento como único e especial. Portanto, e porventura, tiver que ser reveladas algumas vulnerabilidades do nosso mundo interno, que façamos isso, sem medo de não ser compreendidos pelos outros, mas, traga algum aprendizado para reestabelecer as suas forças e, seguir adiante sem abaixar a cabeça e se tornar vítima de situações que estão totalmente fora do seu controle.

Você lembra da pergunta que fiz no início desse texto?

Parabéns para você que disse que é “onde está a felicidade”.

A fonte da felicidade e da alegria jamais poderão ser encontradas em territórios alheios, e digo mais, que, quem a busca nesses lugares vão se deparar com sentimentos de frustrações e decepções que podem chegar de pessoas tão próximas que não esperaríamos que isso acontecesse.

Nessas horas é primordial acolher as dicas da lucidez e, ser uma pessoa ponderada para entender que tudo aquilo quem vem do nosso externo, pode sim, contribuir com a felicidade de alguém, por exemplo, gatilhos universais que são inatos – ajudar os outros, interação social e experiências sensorial da natureza, bem como de gatilhos aprendidos – assistir um jogo de futebol e ver o seu time do coração ser campeão, poder saborear e sentir o sabor de um bolo de chocolate, ou quem sabe, passando um tempo com a família etc.

Um indivíduo que aprende a fazer o exercício da gratidão, ele atrai para a sua vida a emoção da alegria e da felicidade, e a prática das três leis da sugestão nos ajudará a encontrar esse caminho, que ensinará o nosso cérebro entender que para ter felicidade plena depende unicamente de nós mesmos (as), sem deixar-se ser influenciados (as) por fatores externos que podem ameaçar o nosso encontro com ela “a felicidade”.

Trago aqui uma poesia do meu livro “palavras que Nascem do Coração” que pode trazer para você e para mim um despertar para uma autorreflexão que nos ajude nesta tarefa de encontrar no percurso da vida a emoção da felicidade.

Felicidade

Nesta vida é difícil encontrar,

Alguém que nos complete,

Em que se possa confiar,

Por isso estou sozinho,

É melhor não se decepcionar,

Com o passar do tempo,

Me adaptei,

Aprendi a me amar,

Protegendo a emoção,

Para não se lamentar,

As perdas que tive na vida,

Para não ocasionar,

O desequilíbrio emocional,

Que poderia prejudicar,

O desenvolvimento da minha vida,

A fim de eu pudesse alcançar,

Os objetivos e as meta,

Que me propus a buscar,

Renunciei a muitas coisas,

Resolvi me desapegar,

Daquilo que não é importante,

Inspirei-me em continuar,

Sendo persistente e perseverante,

Para poder alcançar,

Aproveitando as oportunidades,

Que a cada amanhecer,

A vida resolveu me dar,

Por isso eu peço a Deus,

A força para lutar,

Porque a felicidade plena,

Está dentro de mim e você,

E só ele - "Deus" - pode proporcionar!

Portanto, a sua felicidade não está no outro, mas dentro de você, porque ser feliz é uma escolha...

Eu a encontrei...

E você já encontrou?

Você se sente uma pessoa feliz?

Ou será que o calor da felicidade está apagado em você?

Pense, reflita e busque a felicidade porque ela te aguarda para te proporcionar os melhores dias e anos de sua vida no aqui e agora...

Você pode dizer que está velha/velho...

Então quero deixar a seguinte frase que fiz – “A medida em que minha idade avança, a minha alma jovem se renova”. Só depende de você!

Gilmar Polese
Enviado por Gilmar Polese em 04/02/2023
Reeditado em 06/05/2023
Código do texto: T7711501
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.