Os impactos da inteligência emocional na humanidade

“Nunca se esqueça, que a sua voz interna expressada e revelada por meio de suas palavras diz mais sobre você do que do outro”

É possível navegar no mar da vida com o barco da paciência, da tranquilidade, da gratidão, do engajamento, da motivação, para vencer as ondas fortes que chegam instantaneamente, trazendo grandes perigos que podem provocar o naufrágio do equilíbrio e estabilidade emocional, da sensatez e da prudência, de qualquer indivíduo, enquanto se faz o percurso dessa jornada, que muitas das vezes, precisa ancorar no cais da lucidez e da resiliência humana para reorganizar o plano de ação e, quem sabe, mudar o destino de sua viagem percorrendo as rotas marítimas das emoções, dos sentimentos, dos pensamentos, de forma concisa, equilibrada, segura, estruturada, a fim, de evitar desastres que podem ocasionar grandes impactos emocionais, gerando baixa autoestima, sentimento de desesperança, sentimento de inadequação, pensamentos negativos automáticos, transtornos mentais, acusação e perfeccionismo, isolamento social, sentimento de culpa e vergonha etc.

Mas, no entanto, o maior desafio das pessoas nos tempos modernos é a questão da saúde mental, porque ocorre a cada ano um crescimento de pessoas que desenvolve em sua vida algum tipo de transtorno que gera prejuízos enormes para a economia global, porque ainda não despertaram em si um olhar mais amplo que amplifique e fortaleça algo tão importante e fundamental nos tempos atuais que é a “Inteligência Emocional”.

A inteligência emocional é um grande diferencial, trazendo sobre si um peso muito maior na balança do sucesso e do equilíbrio, quando se trata de construir relacionamentos mais saudáveis na vida social, no ambiente de trabalho, no ambiente familiar, na construção do próprio “self” de cada indivíduo. A questão é, que ainda existe um déficit de inteligência emocional na maioria das pessoas da população mundial e, se faz urgente disseminar este tema no mundo corporativo das empresas para que diminuam o “turnover” evitando gastos desnecessários que poderiam ser investidos em palestras e cursos, salários melhores, para aumentar a produtividade dos seus colaboradores e suas colaboradoras.

Também, com uma aplicação prática da inteligência emocional nas famílias, poderiam diminuir a porcentagem de divórcios, que acontecem anualmente, com tendencia de crescer ainda mais, causando prejuízos enormes a saúde emocional nos inocentes que se tornam vítimas indefesas, de atos irresponsáveis de pais que lançam sem compaixão e piedade, críticas severas que ferem o caráter de ambas as partes, por não terem paciência e tolerância com os pontos de melhorias, que por sua vez, cada cônjuge precisa desenvolver e trabalhar para melhorar a convivência no ambiente família, a empatia que convida a pessoa a ter a percepção de enxergar e compreender as emoções e os sentimentos do outro, de julgar e colocar rótulos nos seus parceiros e parceiras etc.

Esses tipos de comportamentos e atitudes, descaracterizam e minam o valor do respeito, da confiança, da lealdade, do compromisso, do amor, do afeto, ocasionando rompimentos que poderiam ser resolvidos e evitados, se, os parceiros envolvidos tivessem trabalhado e fortalecido a sua inteligência emocional quando se trata de promover um equilíbrio maior em suas relações.

Digo isso, porque em um ambiente de trabalho e familiar, que não valoriza e prioriza um trabalho em equipe, os resultados podem ser seriamente ameaçados pela individualidade, onde, se desencadeia um sentimento de competitividade entre as pessoas da equipe de uma empresa, bem como na convivência familiar entre pais e filhos, entre esposos e esposas, que deveriam se unir para gerar ideias em buscas de soluções para os desafios que surgem no dia a dia, e assim, chegar num coeficiente que se traduza num bom resultado para todos, contribuindo para que haja um aumento de motivação, performance e engajamento dos líderes e liderados, dos membros da família para buscar soluções para os problemas que surgem, e, que por sua vez, venha a despertar em cada um a importância do valor da contribuição e comprometimento de cada pessoa na realização do seu ofício e no cumprimento de seus deveres e obrigações, cabíveis para emergir e aflorar no jardim da existência uma agradável sensação de poder ser um pacificador de guerras internas, em um território destruído da emoção e do sentimento, ensinando e educando todos os indivíduos a entender que, para construir um mundo melhor para todos, cada um precisa se sentir corresponsável, quando se trata de construir bons relacionamentos interpessoais.

Gostaria de ressaltar ainda, que a mudança precisa acontecer em mim primeiro, para que eu seja capaz de progredir, de remodelar as minhas emoções, os meus sentimentos, os meus pensamentos , melhorando os meus resultados, e, no anonimato das circunstâncias ser um agente transformador de pessoas.

Todos temos uma missão e um propósito de vida.

Você já se perguntou em algum momento, qual é o sentido da sua vida?

Para que eu existo?

O que me motiva a levantar da cama todos os dias para sair de casa e trabalhar?

Será que você está gerenciando as suas emoções e sentimentos de forma correta?

Será que você está criticando severamente os seus filhos, a sua esposa, o seu esposo, os seus companheiros e companheiras de trabalho?

Será que você não está se auto punindo e se auto criticando pelas suas falhas e fraquezas?

A questão é, que tudo que acontece tem algo para nos ensinar, e ter uma mente aberta e uma visão mais ampla e concisa, nos ajudará a crescer e evoluir, e assim, respeitar os protocolos que precisam ser seguidos, e sobretudo, reajustados e reeditados na formação da nossa personalidade e de nosso caráter.

Esse texto foi inspirado em uma mensagem que a vida me deu a oportunidade de ler, onde, pude sentir e valorizar esse fundamento da inteligência emocional em minha vida, porque em outras épocas, se fosse para redigir um texto para dar significado a essa experiência teria sido totalmente diferente.

Isso também pode ser alcançado por você. Lembre-se que você possui um potencial infinito que ainda precisa ser explorado para gerar em você uma vida com significado e propósito.

Fazer terapia é um meio, e um caminho seguro que pode ser trilhado por você na busca da “Inteligência Emocional” uns dos tesouros valiosos que pode fazer que você alcance o sucesso, tanto na vida pessoal, bem como a vida profissional.

Gilmar Polese
Enviado por Gilmar Polese em 29/01/2023
Código do texto: T7706715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.