COMO DECIFRAR A SOLIDÃO

 

Como interpretar esse sentimento denominado solidão?

A solidão normalmente é sentida como abandono, esquecimento de que existimos, de que precisamos ter alguém perto de nós se ocupando do nosso viver.

É triste ver como nos entregamos a emoções que na verdade sequer nos pertencem e sim nós que as colocamos em evidência.

São emoções que foram introjetadas pelo expressar e sentir de pessoas que se fecham no seu pensar, que não buscam ou mesmo não aceitam outra visão que lhes mostre que não é o fim de tudo,  você pode senti-la, mas não deixe jamais de viver uma vida normal.

É importante sim, porque se abandonássemos essa forma de olhar e sentir, com certeza enormes janelas de autoconhecimento se abririam diante de nós.

Para aceitarmos a solidão e quão benéficio ela pode trazer,  é necessário que façamos uma análise profunda deste  sentimento e procurarmos  entender como a própria solidão poderá nos ajudar no dia a dia.

Momentos de solidão podem, na verdade, nos ajudar a projetar no exterior conhecimentos sobre nós mesmos e que muitas vezes deixamos que nos destruam. Então, porque não aproveitarmos estes momentos para dirigir um olhar mais compreensivo para dentro de nós e extrair dali capacidades que não acreditamos possuir?

Simplesmente porque nos envolvemos na tristeza do ''estar só'', do coitadinho abandonado que ninguém presta atenção. É fundamental descobrir que somos superiores a tudo isso. Quantas capacidades ocultas aguardam o momento propício para desabrocharem, nos permitindo vivê-las com cautela?!

Quem sabe se por trás da solidão não se esconde um poeta, um artista, um artesão e tantas qualificações mais que apenas aguardam o nosso olhar, o momento propício para serem colocadas em prática. Sendo assim, vamos entrar em nosso interior sem angústia e tristeza, que apenas bloqueiam o que temos de bonito para expressar.

Não devemos dar tanta importância ao que os outros pensam ou sentem em relação a solidão que estamos vivenciando.Somos seres individuais, portanto, a forma de conduzir nossa vida pertence apenas a nós mesmos.

Não há porque transferir para outros, as capacidades que nos pertencem e que apenas aguardam o momento de nos libertarmos de influências que têm como função nos paralisar, exibindo tão somente quadros de abandono e de indiferença.

Portanto, façamos da solidão um tempo para descobrir quem somos e as possibilidades que temos para desenvolver novos conhecimentos.

Finalmente, solidão é um instrumento muito rico, basta que olhemos para ele dispostos a nos conhecer e aprendermos decifrar o nosso exterior e ouvir o silêncio que tanta sabedoria carrega.

Boa Sorte!...

Lucas Louis Grauthier
Enviado por Lucas Louis Grauthier em 27/11/2022
Código do texto: T7658877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.