Sinal vermelho

“A minha bandeira jamais será vermelha”, eles dizem a aclamada frase, mas deturpam o simbolismo do verde e amarelo, usam da memória, da história e da resistência que constituem os pilares identitários dessa nação para apagarem qualquer resquícios de Ocas e Quilombos, demonizam o canto, grito e gemido libertário da subalternidade, transformam a nossa bandeira em slogan político, desconhecem metáforas e a essência patriota. A fauna e flora não são respeitadas, as florestas desmatadas, os animais caçados e os rios poluídos, saudação nazista, confundem movimento organizado em crime organizado. Em nome da família brasileira? Qual? Das famílias enlutadas pelo atraso das vacinas? Das 300 mil mortes que poderiam ser evitadas? Ou da família que esperava o coração doado, mas com as rodovias interditas o órgão não chegou? 

“Respeitam a democracia”, porém só quando ela favorece? Em 2018 urnas eletrônicas confiáveis, a extrema-direita elege o mito, com toda semântica envolvida, em 2022 com a derrota do fascismo, da obscuridade, usam de discurso de perdedor para gritarem às margens das BR’s: “Fraude, Intervenção Federal já”, burrice ou maldade? Cristãos revelados, céu e inferno apenas para amedrontar fiéis, porque nos 10 mandamentos está escrito: “desejarás o mau ao nordeste”, ironia, santa hipocrisia. Máquina pública, compra de votos, coação moral, ações dos verdadeiros imorais. Polícia? Valente e armada até os dentes, sinal vermelho, bala perdida na favela, massacre de corpos pretos e pobres, quem foi? Desespero! Na baixada acertaram a criança, 80 tiros de fuzil, salve engano. 

Nunca foi sobre a bandeira ser vermelha, porque no verde e amarelo o que mais tem é sangue, é sobre manter a política de dominação, ricos dominam os podres, empregada doméstica no mesmo voo que o meu? O filho do motorista cursando medicina na federal junto com o meu? Hipócritas! Maus! Imorais! 

A estrela brilhou e o sol raiou, vivam a vida de vocês, caso contrário, a economia vai parar, viu? Aceitem a dor de cotovelo, engula as lágrimas, deixem de ser mimados, porque está na hora de “jair” acostumando…Lula presidente e Marielle, presente! 

Esperançar, lular…

Jorge Barbosa 

05/11/2022

Devaneios de um sábado noturno

Jorges Barbosa
Enviado por Jorges Barbosa em 07/11/2022
Código do texto: T7644804
Classificação de conteúdo: seguro