DISCURSO PARA A AILE (ACADEMIA ITAUNENSE DE LETRAS) POR OCASIÃO DA POSSE DO MEU FILHO JOSÉ FLÁVIO NOGUEIRA GUIMARÃES
Caríssimo Professor Arnaldo e demais acadêmicas e acadêmicos:
Caríssimos presentes e convidados:
Primeiramente quero agradecer ao nosso presidente pelo belo presente convidando-me para participar desse evento, dessa posse. Não escondo que fiquei muito feliz. “Quem tem alma de poeta desnuda-se. A força da explosão interna é mais forte do que o pudor”.
Um professor enriquece uma academia de letras. A leitura e a escrita quando saem do coração é uma catarse, uma benção.
Fiquei agora mais feliz e agradecida pelo nosso presidente ter convidado meu filho José Flávio para participar da Academia Itaunense de Letras. Pediu-me para apresentar e falar do Flávio. Coisa difícil é falar do filho. Nunca uma mãe vê defeito. Fiquei feliz porque Flávio, meu caçulinha, sempre foi muito estudioso. Fez duas faculdades: Direito e Letras. Fez mestrado em Estudos Literários. E agora cursa doutorado em Ciências da Religião. Seu maior prazer é ler, estudar. Troca o dia pela noite. Acha que à noite tem mais condições para aprender. Ninguém consegue convencê-lo do contrário.
Flávio tem uma alma abençoada; não consegue guardar mágoas, nem brigar por nada. Está sempre voltado para as coisas boas e enriquecedoras. É muito estudioso e repito, seu maior prazer é ler e estudar.
Como filho é um anjo; carinhoso e prestativo. Fiquei realmente agradecida ao Professor Arnaldo por convidá-lo para fazer parte desta egrégia academia.
Há pouco, no início desse ano, ganhou uma bolsa de estudos do governo canadense para fazer um doutorado sanduíche no Canadá. Cumpriu o tempo estipulado de seis meses e ainda continua ligado a essa universidade estrangeira através de seus estudos.
Espero que meu filho faça esta academia de letras crescer sempre mais para enriquecer Itaúna.
Itáuna, 29 de outubro de 2022.