DISCURSO ANTES DAS ELEIÇÕES

DISCURSO ANTES DAS ELEIÇÕES

(vejam o vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=QbLRHnl6zPU)

Autor: Heribaldo de Assis

Agora não se trata de esquerda ou direita, ricos ou pobres, capitalistas ou socialistas – agora se trata de salvar a floresta, salvar o meio ambiente, salvar as crianças vítimas da miséria, salvar as mulheres vítimas da violência, salvar os índios vítimas do genocídio, salvar os negros vítimas do racismo, salvar as minorias vítimas do preconceito – agora se trata de salvar o Brasil! Basta com todo esse ódio! Basta com toda essa mentira! Basta com toda essa corrupção!Basta com toda essa violência! Basta com toda essa injustiça e impunidade! Basta com todo esse desrespeito contra à Natureza, os animais e os seres humanos! Os políticos passam mas, infelizmente, os problemas de um país permanecem e, assim como o fanatismo religioso, o fanatismo político é extremamente perigoso e quando esses dois tipos de fanatismos se unem torna-se mais perigoso ainda! O voto é uma das expressões da Democracia – mas a Democracia não encerra-se no voto pois a Democracia é um exercício contínuo de respeitar Direitos e cumprir Deveres – não basta apenas votar e depois ficar de braços cruzados: é preciso exigir o cumprimento dos sagrados Direitos , é preciso cumprir eficazmente todos os belos deveres, é preciso respeitar às boas Leis e os Direitos Humanos!O que se deve nortear todo um país e seu povo não são escusos interesses mesquinhos (que nem deveriam existir) e sim belos ideais em prol da construção de um futuro melhor para uma nação e para todo o mundo!A Democracia não é exercida pela força ou pelas armas – a força é para os ignorantes mas a sabedoria é para os sábios!A Democracia exerce-se através de uma mentalidade consciente que respeita-se e que respeita, que é honesta e que exige a honestidade, que não manipula e nem deixa-se manipular, que não se vende e também não compra outras consciências!Portanto, o cerne da Democracia está na consciência – na consciência ética, cidadã, fraterna e generosa!A corrupção é anti-democracia, o desrespeito é anti-democracia, o egoísmo é anti-democracia, a omissão é anti-democracia!Pois tudo aquilo que contraria às boas Leis, tudo aquilo que contraria os direitos Humanos e dos animais, tudo aquilo que põe em risco o meio ambiente não deve ser aceito e nem tolerado.

Àqueles que colocam o lucro pessoal acima dos belos interesses de toda uma nação, àqueles que colocam a mentira acima da Verdade, àqueles que colocam amigos e familiares acima do Bem e do mal não são verdadeiros cidadãos, não são verdadeiros patriotas!Ninguém está acima da Lei, ninguém está acima do Bem e do mal – ponto final!Se errou feio tem que ser penalizado de acordo com o que reza à Lei, se cometeu crimes tem que ser condenado – simples assim, justo assim!A consciência que se coloca acima do Bem e do mal não é consciente e sim inconsciente, o cidadão que desrespeita os direitos dos outros não sabe o que é cidadania, o patriota que rouba a pátria não sabe o que é patriotismo!Palavras éticas sem atitudes éticas é hipocrisia, fingimento, ludibriação!De que adianta ser um grande ator nos palcos mas um péssimo ser humano na vida real!Alguém pode enganar milhares ou milhões mas ninguém pode enganar a própria consciência – a consciência sabe, a consciência vê, a consciência registra e depois mostrará a cada um os próprios atos cometidos!Que ninguém mate pela Democracia, que ninguém morra pela Democracia pois onde há violência não há Democracia, onde há corrupção não há Democracia, onde há mentiras não há Democracia, onde há desrespeito não há Democracia, onde há escravidão e miséria não há Democracia!Não é com armas nas mãos que nos tornaremos livres pois a violência não liberta ninguém, o medo não liberta ninguém – somente estaremos realmente seguros quando o outro deixar de ser um inimigo, somente estaremos realmente seguros quando em todos os corações e consciências reinar a paz e o Amor!Nosso inimigo é o ódio, nosso inimigo é a ignorância,nosso inimigo é a violência, nosso inimigo é a mentira, nosso inimigo é a corrupção, nosso inimigo é a miséria, nosso inimigo é o desrespeito!São esses inimigos que temos que derrotar, são esses inimigos que devemos vencer para que nos tornemos melhores, para que esse país se torne melhor, para que o mundo se torne melhor!Por isso, antes das eleições – por isso, depois das eleições: temos que ficar coesos, temos que ficar unidos como povo e como nação – unidos contra todo o mal.O mal que está dentro de nós mesmos pois um país é composto por cada cidadão, por cada consciência – melhorando a nós mesmos melhoraremos o país e o mundo! Melhorando a nós mesmos melhoraremos o futuro! (e que esse futuro seja belo, pacífico, ético, respeitoso, digno, frateno, democrático, honesto e próspero para cada cidadão).Não se pode amar um país sem amar ao seu povo – aquele que permite a miséria, a corrupção e a violência não ama nem a seu país e nem ao eu povo.Sem o verdadeiro Amor estamos fadados ao fracasso, sem o Verdadeiro Amor seremos sempre eternos derrotados pois o ódio não é a resposta, a violência não é a reposta, a ditadura não é a resposta, o fascismo não é a resposta.O que buscamos somente encontraremos dentro de nós mesmos quando nossas mentes se tornarem conscientes, sábias, honestas, pacíficas e repletas de Amor pela vida.Por isso, muito mais importante do que votar é depositar nas urnas de nossos corações e de nossas mentes o Amor, a paz , a ética e o dever cívico por um país melhor, um futuro melhor!Eu te amo, Brasil! Eu te amo, planeta Terra!

*escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário, roteirista, Licenciado em Letras e autor do livro Redações Artísticas – a arte de escrever.

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 28/09/2022
Código do texto: T7616073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.