Meditação litúrgica para 29 de agosto de 2022

Irmãos e irmãs,

O testemunho profético de São João Batista, convida-nos a reavivarmos nossa vocação profética à luz da Verdade que se dá na nossa relação com o Senhor.

A sagrada escritura nos mostra que o carisma profético nasce e se nutre do encontro do ser humano, chamado para essa missão, com Deus; e tal espiritualidade se dá no zelo pelos mandamentos do Senhor que se concretizam na prática da justiça, como resposta amorosa a Deus que ama, perdoa e atraí o seu povo para si e sua aliança.

Aprendemos com os profetas, a exemplo de Jeremias, que tal missão não é fácil se for autêntica; pois os caminhos dos homens frequentemente não são os caminhos de Deus e, o profeta, como defensor dos interesses de Deus, muitas vezes padecerá a perseguição dos homens, confessará a fé e poderá chegar ao martírio.

Essa é a situação que se deu com o último dos profetas do Antigo Testamento, São João Batista. Por sua fidelidade e zelo pela verdade dos mandamentos de Deus, confessou a genuína fé de Israel, apontou o Cristo e versou o seu sangue em nome da verdade e do amor de Deus.

Que São João Batista interceda para que possamos viver de maneira digna o encargo profético que recebemos no nosso batismo!

Amém!

Fratelli e sorelle,

La testimonianza profetica di san Giovanni Battista ci invita a ravvivare la nostra vocazione profetica alla luce della Verità che avviene nel nostro rapporto con il Signore.

La Sacra Scrittura ci mostra che il carisma profetico nasce e si nutre dell'incontro dell'essere umano, chiamato a questa missione, con Dio; e tale spiritualità avviene nello zelo per i comandamenti del Signore che si realizzano nella pratica della giustizia, come risposta amorevole a Dio che ama, perdona e attrae il suo popolo a sé e alla sua alleanza.

Impariamo dai profeti, come Geremia, che una tale missione non è facile se è autentica; poiché spesso le vie degli uomini non sono le vie di Dio, e il profeta, come difensore degli interessi di Dio, spesso soffrirà la persecuzione degli uomini, confesserà la fede e potrà giungere al martirio.

Questa è la situazione che si è verificata con l'ultimo dei profeti dell'Antico Testamento, San Giovanni Battista. Per la sua fedeltà e il suo zelo per la verità dei comandamenti di Dio, confessò la fede genuina d’Israele, indicò Cristo e versò il suo sangue in nome della verità e dell'amore di Dio.

San Giovanni Battista interceda affinché possiamo vivere in modo dignitoso l’ufficio profetico che abbiamo ricevuto nel nostro battesimo!

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 28/08/2022
Código do texto: T7593029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.