Meditação litúrgica para 28 de agosto de 2022

Irmãos e irmãs,

Neste domingo, aprendemos de Cristo as lições da humildade e da mansidão como verdadeiras vias de sabedoria.

De fato, Jesus Cristo sendo Deus desceu de sua glória e se fez homem oferecendo-se para a nossa salvação no sacrifício da cruz.

De fato, compreendemos que toda a existência de Jesus nunca foi um "ser para si", mas sempre foi "ser para os outros", para que todos tenham vida em abundância.

A sabedoria nos ensina que na humildade está a nossa verdade, pois o ser humano - segundo a escritura- foi feito do húmus da terra e para lá retornará.

A humildade e a via da mansidão nos faz viver reconciliados e reverentes diante do mistério da misericórdia de Deus. Faz-nos ter aquela mesma convicção de São Francisco: "o que é o ser humano diante de Deus, é isso que ele é, e nada mais".

Essas sendas da sabedoria, abre o nosso coração à gratuidade no servir e às obras de misericórdia, construindo o nosso caminho para ingresarmos nas núpcias do Cordeiro, na vida eterna.

Amém!

Fratelli e sorelle,

In questa domenica impariamo da Cristo le lezioni dell'umiltà e della mitezza come vere vie di saggezza.

Infatti Gesù Cristo, essendo Dio, è disceso dalla sua gloria e si è fatto uomo, offrendo se stesso per la nostra salvezza nel sacrificio della croce.

Comprendiamo infatti che tutta l'esistenza di Gesù non è mai stata un "essere per sé", ma sempre "essere per gli altri", perché tutti abbiano la vita in abbondanza.

La saggezza ci insegna che la nostra verità si trova nell'umiltà, perché l'essere umano - secondo la Scrittura - è stato fatto dall'humus della terra e lì tornerà.

L'umiltà e la via della mitezza ci fanno vivere riconciliati e riverenti davanti al mistero della misericordia di Dio. Ci fa avere quella stessa convinzione di san Francesco: «ciò che è l'essere umano davanti a Dio, ecco cos'è, e niente di più».

Questi cammini di saggezza, aprono i nostri cuori al servizio gratuito e alle opere di misericordia, costruendo il nostro cammino per partecipare alle nozze dell'Agnello, nella vita eterna.

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 27/08/2022
Reeditado em 27/08/2022
Código do texto: T7592188
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.