Meditações litúrgicas para 25, 26 e 27 de agosto de 2022

27 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

A liturgia da palavra nos ensina que a glória de Deus, para a salvação do mundo, manifesta-se em pessoas e meios, por vezes, considerados incompetentes e inadequados para os padrões dos poderosos do mundo.

Foi assim durante toda a história da salvação; é assim na História da Igreja; basta pensarmos nos apóstolos, em São Francisco, em Santa Teresa de Jesus, no nosso atual papa. Constatemos também o crescimento da realidade laica e não-crente na Europa e o crescimento da fé nos países pobres...

Para o Senhor, não importa o status social, mas a fé que cresce em amor a ponto de fazer produzir os frutos da nossa esperança.

Peçamos ao Senhor, uma fé grande e crescente, que no Espírito Santo, também nos faça encontrar a alegria de trabalhar pelo Reino de Deus!

Amém!

Fratelli e sorelle,

La liturgia della Parola ci insegna che la gloria di Dio, per la salvezza del mondo, si manifesta in persone e mezzi, a volte considerati incompetenti e inadeguati per gli standard dei potenti del mondo.

È stato così in tutta la storia della salvezza; è così nella storia della Chiesa; basti pensare agli apostoli, in san Francesco, a santa Teresa di Gesù, al nostro attuale Papa. Vediamo anche la crescita della realtà laica e non credente in Europa e la crescita della fede nei paesi poveri...

Per il Signore non importa lo status sociale, ma la fede che cresce nell'amore fino a far portare i frutti della nostra speranza.

Chiediamo al Signore, una fede grande e crescente, che nello Spirito Santo ci faccia trovare anche la gioia di operare per il Regno di Dio!

Amen!

26 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

A Sagrada Escritura nos ensina que o mistério pascal do Senhor é o lugar da verdadeira sabedoria.

A cruz de Cristo é a verdadeira fonte de Vida eterna, que sana as nossas enfermidades e mortalidade e nos leva a vida ressuscitada com Deus.

Se a sabedoria, a prudência, consiste no conhecimento prático de viver do melhor modo possível e alcançar a felicidade verdadeira; a Pascoa do Senhor nos comunica propriamente a Sabedoria, dom do Espírito Santo. A busca de autoafirmação intelectual ou política, são fadadas ao perecimento da cidade dos homens; só o Amor de Deus manifestado na cruz pode nos dar a eternidade na cidade de Deus.

A cruz, assim como o mistério do Verbo encarnado, manifesta a união definitiva entre Deus e a nova humanidade; realidade que será plena na Jerusalém Celeste; para onde caminhamos portando fé e justiça em nossas lâmpadas de esperança.

Amém!

Fratelli e sorelle,

La Sacra Scrittura ci insegna che il mistero pasquale del Signore è il luogo della vera sapienza.

La croce di Cristo è la vera fonte della Vita eterna, che risana le nostre infermità e mortalità e ci conduce alla vita risorta con Dio.

Se la saggezza, la prudenza, consiste nella conoscenza pratica di vivere nel miglior modo possibile e raggiungere la vera felicità; il Mistero Pasquale del Signore ci comunica propriamente la sapienza, dono dello Spirito Santo. La ricerca dell'autoaffermazione intellettuale o politica è chiusa nella città degli uomini; solo l'Amore di Dio manifestato sulla croce può donarci l'eternità nella città di Dio.

La croce, come il mistero del Verbo incarnato, manifesta l'unione definitiva tra Dio e l'umanità nuova; realtà che sarà piena nella Gerusalemme Celeste; dove camminiamo con fede e giustizia portando le nostre lampade di speranza.

Amen!

25 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

A Sagrada Escritura nos convida a sermos confiantes no chamado do Senhor, participantes da Sua Igreja como servos vigilantes.

Como afirmou São Luís Rei de França em seu testamento espiritual: “Guarda o coração compassivo para com os pobres, infelizes e aflitos, e quando puderes, auxilia-os e consola-os. Por todos os benefícios que te foram dados por Deus, rende-lhe graças para te tornares digno de receber maiores”.

É motivo de ação de graças que o Senhor nos salvou e nos fez participantes, mediante a graça, da fé e dos sacramentos, da sua Igreja. Membros da comunidade local, estamos em sintonia com a Igreja universal e com aquela que se purifica e com a que já participa da Glória eterna: Comunhão dos santos!

Mas, nossa pertença a Igreja, nos coloca na posição de servos vigilantes, trilhando o nosso caminho de conversão até que a imagem de Cristo seja completa em nós; caminhando para Ele que vem ao nosso encontro; com fé, esperança e caridade.

Amém!

Fratelli e sorelle,

La Sacra Scrittura ci invita ad avere fiducia nella chiamata del Signore, partecipi della sua Chiesa come servitori vigili.

Come disse san Luigi Re di Francia nel suo testamento spirituale: "Conservate il vostro cuore compassionevole verso i poveri, gli infelici e gli afflitti, e quando potete, aiutateli e confortateli. Per tutti i benefici che ti sono stati dati da Dio, rendigli grazie per essere diventato degno di ricevere di più".

È motivo di ringraziamento che il Signore ci abbia salvati e ci abbia resi partecipi, attraverso la grazia, la fede e i sacramenti, della sua Chiesa. Membri della comunità locale, siamo in armonia con la Chiesa universale, con colei che si purifica e con colei che già partecipa alla Gloria eterna: Comunione dei santi!

Ma la nostra appartenenza alla Chiesa ci pone nella posizione di servitori vigili, percorriamo il nostro cammino di conversione fino a quando l'immagine di Cristo sarà completa in noi; camminando verso Colui che ci viene incontro; con fede, speranza e carità.

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 23/08/2022
Código do texto: T7589091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.