Meditações litúrgicas para 23 e 24 de agosto de 2022

24 AGOSTO 2022

*Festa S. Bartolomeu

Irmãos e irmãs,

Ao celebrarmos a festa do apóstolo São Bartolomeu, a Sagrada escritura nos faz vislumbrar o futuro glorioso na Cidade celeste daquele que com sinceridade aderiu ao seguimento de Cristo.

O evangelho nos mostra a figura de Natanael, para nós “Bartolomeu”, que com sinceridade buscava a Deus sob a sombra da tradição de Israel, meditando as escrituras na expectativa do Messias; ele não é um homem duro de coração pois na primeira clarividência que Cristo lhe revela, abre o seu coração e faz sua profissão de fé.

É seguindo este exemplo de zelo pela meditação da Palavra de Deus que, na plenitude dos tempos se fez homem unindo o Céu e a Terra, e aderindo à ela com fé e despojamento, que também teremos parte eterna na Jerusalém Celeste, nas núpcias do Filho de Deus e a Igreja santa, para a qual os apóstolos lançaram as bases com os seus testemunhos.

Amém!

Fratelli e sorelle,

Mentre celebriamo la festa dell'apostolo san Bartolomeo, la Sacra Scrittura ci fa intravedere il futuro glorioso nella città celeste di Colui che ha sinceramente aderito alla sequela di Cristo.

Il vangelo ci mostra la figura di Natanaele, a noi “Bartolomeo”, che cercava sinceramente Dio all'ombra della tradizione di Israele, meditando le Scritture in previsione del Messia; lui non è un uomo duro di cuore perché nella prima chiaroveggenza che Cristo gli rivela, apre il suo cuore e fa la sua professione di fede.

È seguendo questo esempio di zelo per la meditazione del Verbo di Dio che si è fatto l'uomo nella pienezza dei tempi unendo il Cielo e la terra, e aderendo ad’Egli con fede e spogliazione, che avremo anche una parte eterna nella Gerusalemme celeste, nelle nozze del Figlio di Dio e della santa Chiesa, per le quali gli apostoli hanno gettato le fondamenta con la loro testimonianza.

Amen!

*T. Comum

Irmãos e irmãs,

Hoje a Palavra do Senhor nos convida a vivermos a nossa fé de modo concreto, sem usá-la como pretexto para descumprir nossas obrigações cotidianas.

O apóstolo nos exorta ao trabalho cotidiano, com a dignidade de comermos o nosso pão que é fruto do nosso empenho. Ao mesmo tempo, a partir do mistério do Filho de Deus feito homem, o trabalho se torna um caminho de santificação, pois Ele trabalhou com suas mãos e a própria Eucaristia acontece sobre as espécies do pão e do vinho, frutos da terra e do trabalho humano.

O evangelho nos incentiva a um autoconhecimento verdadeiro; o conhecimento de nossa capacidade de fazer o mal e de perseguir os santos e justos, se não formos realmente convertidos ao Senhor e movidos pelo Espírito. O trabalho vivido com fé, penitência e amor diante de Deus é espaço concreto de autoconhecimento e de purificação das concupiscências que estão em nós.

Amém!

Fratelli e sorelle,

Oggi la Parola del Signore ci invita a vivere concretamente la nostra fede, senza usarla come pretesto per adempiere ai nostri obblighi quotidiani.

L'Apostolo ci esorta al lavoro quotidiano, con la dignità di mangiare il nostro pane che è frutto del nostro impegno. Allo stesso tempo, dal mistero del Figlio di Dio fatto uomo, il lavoro diventa cammino di santificazione, perché Cristo lavorava con le sue mani e l'Eucaristia stessa avviene sulle specie del pane e del vino, frutti della terra e del lavoro umano.

Il Vangelo ci incoraggia ad avere una vera conoscenza di sé; conoscenza della nostra capacità di fare il male e perseguitare i santi e i giusti se non siamo veramente convertiti al Signore e mossi dallo Spirito. Altettanto, il lavoro vissuto con fede, penitenza e amore davanti a Dio è uno spazio concreto di autocoscienza e purificazione delle concupiscenze che sono in noi.

Amen!

23 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

A sagrada escritura nos ensina a nos mantermos como peregrinos que rumam vigilantes para o Senhor que vem ao nosso encontro, vivificados pela justiça, pela misericórdia e pela fidelidade.

Neste mundo somos forasteiros e peregrinos, sem descurarmos a nossa responsabilidade como construtores da justiça e da paz. Mas devemos manter viva a memória que pertencemos ao Senhor e para ele estamos caminhando e que a nossa pátria definitiva é Deus. No entanto, enquanto o Senhor não chega, vivamos vigilantes os seus preceitos.

A fé quando é viva produz frutos de conversão e amor: justiça, misericórdia, fidelidade... Estamos no mundo não para o condenar ou nos exaltarmos como melhores e santos por seguirmos o Senhor. Ao contrário, devemos nos empenhar na nossa conversão que é processo que se conclui com a nossa morte, e em sermos amigos de Deus, na vida espiritual e na vivência dos frutos da fé no nosso dia a dia. Este é o sacrifício que agrada a Deus.

Que o Espírito Santo nos ajude nesta missão!

Amém!

Fratelli e sorelle,

La Sacra Scrittura ci insegna a rimanere pellegrini che vanno vigili al Signore che ci viene incontro, animati dalla giustizia, dalla misericordia e dalla fedeltà.

In questo mondo siamo stranieri e pellegrini, senza trascurare la nostra responsabilità di costruttori di giustizia e di pace. Ma dobbiamo mantenere viva la memoria che apparteniamo al Signore e a Lui stiamo camminando e che la nostra patria definitiva è Dio. Ma, finché il Signore non arriva, viviamo con attenzione i suoi precetti.

La fede quando è viva produce frutti di conversione e di amore: giustizia, misericordia, fedeltà... Siamo nel mondo per non condannarlo o esaltarci come migliori e santi per aver seguito il Signore. Al contrario, dobbiamo sforzarci nella nostra conversione, che è un processo che si conclude con la nostra morte, e nell'essere amici di Dio, nella vita spirituale e nel vivere i frutti della fede nella nostra vita quotidiana. Questo è il sacrificio che piace a Dio.

Che lo Spirito Santo ci aiuti in questa missione!

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 22/08/2022
Reeditado em 23/08/2022
Código do texto: T7588167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.