Meditação litúrgica para 22 de agosto de 2022

Irmãos e irmãs,

Hoje celebramos a memória de Maria que é rainha de todos os santos, que é rainha de todos os domínios do seu Filho, nosso Senhor.

Mas de que modo, Maria é rainha? Qual o sentido dessa expressão para o ser humano dos dias de hoje?

O modo de Maria reinar, na verdade, é uma participação no poder de Nosso Senhor Jesus Cristo; para quem reinar é servir à vontade do Pai que quer que todos os seres humanos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade; também a Igreja participa do encargo régio do Senhor, junto aos seus encargos sacerdotal e profético. De fato, participamos desse tríplice múnus desde o nosso batismo.

São João Paulo II, falando sobre o poder de Cristo, expressou-se: “O poder absoluto e ao mesmo tempo doce e suave do Senhor corresponde a quanto é o mais — profundo do homem, às suas mais elevadas aspirações da inteligência, da vontade e do coração. Esse poder não fala com a linguagem da força, mas exprime-se na caridade e na verdade [...] Ó Cristo! Fazei com que eu possa tornar-me e ser sempre servidor do Vosso único poder! Servidor do Vosso suave poder! Servidor do vosso poder que não conhece ocaso! Fazei com que eu possa ser um servo! Mais ainda: servo dos Vossos servos.”

De fato, esse egrégio pontífice aprendeu na escola de Maria, que soube ser humilde e vazia de si para dar espaço para que o Espírito Santo escrevesse na sua carne o Verbo eterno e, assim, o povo que jazia nas trevas foi, iluminado! Retornou o júbilo, o cântico e a alegria, que será pleno e eterno na Jerusalém celeste!

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!

Fratelli e sorelle,

Oggi celebriamo la memoria di Maria che è regina di tutti i santi, che è regina di tutti i domini di suo Figlio, nostro Signore.

Ma in che modo, Maria è regina? Qual è il significato di questa espressione per l'essere umano di oggi?

Il modo di regnare di Maria, infatti, è una partecipazione alla potenza di Nostro Signore Gesù Cristo; in grado di servire la volontà del Padre che vuole che tutti gli esseri umani siano salvati e giungano alla conoscenza della verità; anche la Chiesa partecipa al compito regale del Signore, insieme ai suoi incarichi sacerdotali e profetici. In effetti, anche noi, abbiamo partecipato a questo triplo incarichi dal nostro battesimo.

San Giovanni Paolo II, parlando della potenza di Cristo, si è espresso: “La potestà assoluta eppure dolce e soave del Signore risponde a tutto il profondo dell’uomo, alle sue più elevate aspirazioni di intelletto, di volontà, di cuore. Essa non parla con un linguaggio di forza, ma si esprime nella carità e nella verità [...] ‘O Cristo! Fa’ che io possa diventare ed essere servitore della tua unica potestà! Servitore della tua dolce potestà! Servitore della tua potestà che non conosce il tramonto! Fa’ che io possa essere un servo! Anzi, servo dei tuoi servi’”.

Infatti, questo egregio pontefice ha imparato alla scuola di Maria, che ha saputo essere umile e vuota di se stessa per far spazio allo Spirito Santo che ebbe scritto nella sua carne il Verbo eterno e così, il popolo che giaceva nelle tenebre è stato illuminato! Rallegratevi, perchè per la nostra Regina il canto e la gioia si sono ritornati, ma saranno pieni ed eterni nella Gerusalemme celeste!

Nostra Signora Regina, prega per noi!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 21/08/2022
Reeditado em 21/08/2022
Código do texto: T7587424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.