Meditação litúrgica para 21 de agosto de 2022

Irmãos e irmãs,

A mensagem deste domingo nos faz entender que a amizade com Deus, dá-se na vivência do amor, da justiça e do sofrimento como porta para o banquete eterno.

A vocação ao encontro com Deus, na Nova Jerusalém e seu banquete nupcial, não é reservada apenas aos hebreus ou aos cristãos, pois os valores da justiça do Reino de Deus bem como a capacidade de sofrer perseguições por sustenta-los, estão, em alguma medida, em todos os povos. É certo que a salvação os beneficiará através de Cristo e mediante a missão e a intercessão da Igreja, mas Deus é totalmente livre para atrair para si todos os seres humanos.

O Evangelho nos revela que o conhecimento de Deus, o que se entende como amizade, ocupa a primazia, antes de qualquer instituição ou ministério religiosos; de fato é essa amizade que nos dá as energias do Espírito Santo para nos mantermos com Cristo nas perseguições e provações e, assim, atravessarmos, seguindo-o, a porta estreita que é a cruz, para chegarmos ao banquete dos ressuscitados.

De fato, Deus permite a provação dos seus, para que sejam purificados como o ouro e, testemunhem a páscoa de Cristo, seguindo os seus passos e, oferecendo os seus sofrimentos para a conversão da humanidade e a transfiguração de todo o universo.

Assim seja!

Fratelli e sorelle,

Il messaggio di questa domenica ci fa capire che l'amicizia con Dio avviene nell'esperienza dell'amore, della giustizia e della sofferenza come porta della nozze eterna.

La vocazione all'incontro con Dio nella Nuova Gerusalemme e al suo banchetto nuziale non è riservata solo agli Ebrei o ai Cristiani, perché i valori della giustizia del Regno di Dio e la capacità di subire persecuzioni per sostenerli sono, in una certa misura, in tutti i popoli. È vero che la salvezza li avvantaggerà per mezzo di Cristo e per la missione e l'intercessione della Chiesa, ma Dio è totalmente libero di attrarre a sé tutti gli esseri umani.

Il Vangelo ci rivela che la conoscenza di Dio, intesa come amicizia, ha la precedenza su qualsiasi istituzione o ministero religiosi; infatti è questa amicizia che ci dona le energie dello Spirito Santo per custodire Cristo nelle persecuzioni e nelle prove e così attraversare, seguendolo, la porta stretta che è la croce, per giungere alla festa del risorto.

Dio, infatti, permette la prova dei suoi, perché siano purificati come oro e testimoni della Pasqua di Cristo, seguendo le sue orme e offrendo le sue sofferenze per la conversione dell'umanità e la trasfigurazione di tutto l'universo.

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 19/08/2022
Código do texto: T7585790
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.