Meditação litúrgica para 16 de agosto de 2022

Irmãos e Irmãs,

A Sagrada Escritura nos ensina que se pusermos a nossa confiança no poder e nas riquezas, enchemo-nos de soberba e avareza afastamo-nos de Deus!

É fato que Deus concede o poder para que se sirva à causa da justiça e do bem comum e as riquezas para cumprirmos os nossos deveres de sustentar a nossa família e cumprirmos as obras de misericórdia e solidariedade.

A tentação é tomarmos desses meios e construirmos ídolos que sempre são produtos de nossas mãos e, assim, uma busca de fazer-se como deuses. A mesma tentação a qual sucumbiram Adão e Eva.

Na verdade, fomos criados à imagem e semelhança de Deus para, através do seu Verbo e do seu Espírito, sermos feitos participantes da natureza divina; mas essa suma vocação que manifesta a glória de Deus não é um apropriar-se, mas um receber este dom imensurável. Por isso quem deixa tudo para seguir o Cristo, através da cruz, receberá cem vezes mais.

Que também, nós, resplendendo a vida de Deus em nós, superemos as ilusões e tentações do nosso caminho!

Amém!

Fratelli e Sorelle,

La Sacra Scrittura ci insegna che se riponiamo la nostra fiducia nel potere e nelle ricchezze, siamo pieni di orgoglio e avarizia, così ci allontaniamo da Dio!

È un dato di fatto che Dio concede il potere nel senso di servire la causa della giustizia e del bene comune e delle ricchezze per adempiere ai nostri doveri di sostenere le nostre famiglie e compiere le opere di misericordia e solidarietà.

La tentazione è quella di prendere questi mezzi e costruire idoli che sono sempre prodotti delle nostre mani e quindi una ricerca per farsi dei. La stessa tentazione a cui soccombettero Adamo ed Eva.

Infatti, siamo stati creati a immagine e somiglianza di Dio affinché, attraverso la sua Parola e il suo Spirito, possiamo essere resi partecipi della natura divina; ma questa somma vocazionale che manifesta la gloria di Dio non è un furto, ma una ricezione di questo dono incommensurabile. Ecco perché chi lascia tutto per seguire Cristo, attraverso la croce, riceverà cento volte di più.

Che anche noi, risplendendo in noi la vita di Dio, vinciamo le illusioni e le tentazioni nel nostro cammino!

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 15/08/2022
Reeditado em 15/08/2022
Código do texto: T7582824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.