Meditação litúrgica para 15 de agosto de 2022

Irmãos e irmãs,

Nesta solene liturgia da Assunção da Bem aventurada Virgem Maria em corpo e alma à Glória de Deus, as leituras bíblicas do Apocalipse e de Lucas destacam a figura da Arca da Aliança. Maria é a Arca da Aliança por excelência, da qual aquela do Antigo Testamento é mera prefiguração.

Se na Antiga Arca de acácia recoberta de ouro, com os dois querubins a guardar o propiciatório, guardava-se o cajado sacerdotal de Aarão, o maná e as tábuas da lei; na Nova, que é a humanidade imaculada da Mãe de Deus, abrem-se as portas para o Sumo Sacerdote da nossa fé: Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, mais que o maná do deserto, Ele é o pão vivo descido do céu para a vida do mundo e escreve nas tábuas de carne do nosso coração a verdadeira lei: O Espírito Santo. À Maria, não apenas guarda os querubins, mas toda a milícia celeste, pois ela é a sede da sabedoria: Cristo!

Se o rei e profeta David pulou de alegria perante a Antiga Arca, muito mais São João Batista, último dos profetas do Antigo Testamento, saltou de alegria no ventre de Santa Isabel, perante a Virgem Maria que traz em si o Verbo encarnado!

Se na Antiga Arca se vislumbrava a presença de Deus como glória e se celebrava o perdão com a aspersão do sangue, tanto mais em Maria, Deus se faz concretamente presente em nossa carne e nossa história e, tomando da carne imaculada de Maria, alcançou-nos o perdão definitivo, oferecendo-se na cruz para a nossa salvação.

Assim, Maria é o grande sinal para a Igreja, pois aquilo que Maria já é na Glória de Deus, também nós, Igreja, somos chamados a ser na glória do Pai e do Filho e do Espírito de Amor!

Amém!

Fratelli e sorelle,

In questa solenne liturgia dell'Assunzione della Beata Vergine Maria in corpo e l’anima alla Gloria di Dio, le letture bibliche dell'Apocalisse e di Luca evidenziano la figura dell'Arca dell'Alleanza. Maria è l'Arca dell'Alleanza per eccellenza, di cui quella dell'Antico Testamento è mera prefigurazione.

Se nell'Antica Arca di acacia ricoperta d'oro, con i due cherubini a guardia del propiziatorio, venivano custoditi il bastone sacerdotale di Aronne, la manna e le tavolette della legge; nella Nuova Arca, che è l'umanità immacolata della Madre di Dio, si aprono le porte al Sommo Sacerdote della nostra fede: Gesù Cristo, vero Dio e vero uomo. Lui, più che la manna del deserto, è il pane vivo disceso dal cielo per la vita del mondo e scrive sulle tavolette della carne dei nostri cuori la vera legge: Lo Spirito Santo. Per Maria, non solo custodisce i cherubini, ma tutta la milizia celeste, perché lei è il trono della sapienza: Cristo!

Se il re e profeta Davide saltò di gioia davanti all'Arca Vecchia, molto più san Giovanni Battista, l'ultimo dei profeti dell'Antico Testamento, saltò con gioia nel grembo di santa Elisabetta davanti alla Vergine Maria che portava in sé il Verbo incarnato!

Se nell'Arca Vecchia è stata celebrata la presenza di Dio come gloria e il perdono è stato celebrato con l'aspersione del sangue, tanto più in Maria, Dio si è reso concretamente presente nella nostra carne e nella nostra storia e, prendendosi cura della carne immacolata di Maria, ha raggiunto per noi il perdono definitivo, offrendo se stesso sulla croce per la nostra salvezza.

Così Maria è il grande segno per la Chiesa, per ciò che Maria è già nella Gloria di Dio, anche noi, la Chiesa, siamo chiamati a essere nella gloria del Padre e del Figlio e dello Spirito d'Amore!

Amen

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 14/08/2022
Código do texto: T7582226
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.