Meditação litúrgica para 14 de agosto de 2022

14 AGOSTO 2022

Irmãos e Irmãs,

A liturgia da Palavra deste domingo nos mostra Jesus Cristo como aquele que porta o fogo ao mundo. Trata-se do fogo do Amor, fogo do Espírito Santo que purifica o ser humano radicado no pecado.

De fato, São Boaventura nos diz que esta fornalha foi acesa em Jerusalém, e é o próprio Cristo que a acende no fogo da sua Paixão, para que passando por ela, fazermos com Cristo o êxodo, a nova páscoa e, com Cristo, passemos do mundo para Deus.

São João da Cruz, na obra “Chama viva de Amor” escreve que é difícil para a lenha verde ser transformada toda em fogo sem que emita chiados; para a carne e suas concupiscências também é difícil passar pelo caminho da cruz que nos faz participantes da glória de Deus.

Mas a vocação cristã divide, porque a Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes que corta até a mais sútil medula. Ele opera na cruz que purifica e é porta aberta para a vida nova e ressuscitada.

A nuvem de santos e santas mártires e confessores do Antigo e Novo testamento nos dão esse testemunho de fé genuína, bem como o profeta Jeremias na primeira leitura.

Que o Espírito Santo nos transforme e nos revista da glória dos filhos e filhas de Deus!

Amém!

Fratelli e Sorelle,

La liturgia della Parola di questa domenica ci mostra Gesù Cristo come colui che porta il fuoco sul mondo. È il fuoco dell'Amore, il fuoco dello Spirito Santo che purifica l'essere umano radicato nel peccato.

Infatti, san Bonaventura ci dice che la fornace è stata accesa a Gerusalemme, ed è Cristo stesso che la accende nel fuoco della sua Passione, affinché, attraverso di essa, facciamo con Cristo l'esodo, la nuova Pasqua e, con Cristo, passiamo dal mondo a Dio.

San Giovanni della Croce, nell'opera "Fiamma d’Amore Viva" scrive che è troppo difficile il giovane legno da ardere sia trasformato in fuoco senza qualsiasi sibilo; per la carne e le sue concupiscenze è anche difficile passare attraverso il cammino della croce che ci rende partecipi della gloria di Dio.

Ma la vocazione cristiana divide, perché la Parola di Dio è come una spada a doppio taglio che taglia anche fino al midollo più nascosto. Questa Parola, che è Cristo, opera sulla croce che purifica ed è porta aperta alla vita nuova e risorta.

La nube dei santi martiri e confessori dell'Antico e del Nuovo Testamento ci dà questa testimonianza di fede autentica, così come il profeta Geremia nella prima lettura.

Che lo Spirito Santo ci trasformi e ci riempa della gloria dei figli e delle figlie di Dio!

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 13/08/2022
Reeditado em 13/08/2022
Código do texto: T7581484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.