Meditações litúrgicas para 08 e 09 de agosto de 2022

09 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

Ao celebrarmos a festa de Santa Teresa Benedita da Cruz - insigne filósofa, Virgem consagrada a Deus no Carmelo e mártir – a liturgia nos propõe a reflexão do casamento místico da alma com Deus – tema muito caro à mística do Carmelo – e, ao mesmo tempo, a alegoria do casamento para significar o grande mistério das núpcias entre a Igreja e o Filho de Deus: Sacrum Commercium já prometido na criação do ser humano à Imagem de Deus e concretizado no ventre da Virgem Maria, na união das naturezas divina e humana na pessoa do Verbo encarnado para que nós também participemos da natureza divina.

Edith Stein, nossa santa, testemunha e ensina que a verdadeira filosofia é prática e está na ciência da própria configuração pessoal à Cruz do Senhor: cátedra da verdade; fonte do que é real e que, por isso, se manifesta como fundamento no bem, na justiça e no amor.

Os santos e santas nos ensinam a mantermos na lâmpada da nossa humanidade, o óleo perfumado da prática da misericórdia e da justiça que alimenta a chama da fé genuína que recebemos da Igreja e, assim, vigilantes, caminharmos à união total da humanidade renovada com Deus, seu esposo.

Amém!

Fratelli e sorelle,

Mentre celebriamo la festa di santa Teresa Benedetta della Croce – grande filosofa, Vergine consacrata a Dio nel Carmelo e martire – la liturgia ci propone il tema del matrimonio mistico dell'anima con Dio – tema molto caro alla mistica del Carmelo – e, allo stesso tempo, dell'allegoria del matrimonio a significare il grande mistero del matrimonio tra la Chiesa e il Figlio di Dio: Sacrum Commercium promesso nella creazione dell'essere umano a immagine di Dio e concretizzato nel grembo della Vergine Maria, nell'unione della natura divina e umana nella persona del Verbo incarnato, affinché anche noi possiamo partecipare alla natura divina.

Edith Stein, la nostra santa, testimonia e insegna che la vera filosofia è pratica e se sviluppa nella scienza della configurazione personale alla Croce del Signore: cattedra di verità; fonte di ciò che è reale e, quindi, si manifesta come fondamento del bene, della giustizia e dell'amore.

I santi ci insegnano a tenere, nella lampada della nostra umanità, l'olio profumato della pratica della misericordia e della giustizia che alimenta la fiamma della fede autentica che riceviamo dalla Chiesa e, così, vigile, camminammo all'unione totale da rinnovata umanità con Dio, suo sposo.

Amen!

08 AGOSTO 2022 (1)

Irmãos e irmãs,

Hoje celebramos a festa de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores.

Segundo o papa emérito Bento XVI: “São Domingos era um homem de oração. Apaixonado por Deus, não teve outra aspiração que a salvação das almas, especialmente aquelas caídas nas redes das heresias de seu tempo. Imitador de Cristo, encarnou radicalmente os três conselhos evangélicos, unindo à proclamação da Palavra o testemunho de uma vida pobre. Sob a inspiração do Espírito Santo, progrediu no caminho da perfeição cristã. Em todos os momentos, a oração era a força que o renovava e tornava sempre mais fecunda a sua obra apostólica. (08/08/2012)”.

As leituras de hoje nos apresenta o vigor apostólico que os ministros do Senhor devem preservar no zelo pelo depósito da fé, bem como pela reta pregação do Evangelho em tempos favoráveis ou de dificuldades geradas por heresias ou concepções que distorcem o anúncio da verdade que salva o ser humano.

De fato, somente uma amizade profunda com Cristo, moverá os ministros do Senhor a iluminarem com o testemunho evangélico e conservarem pura a tradição apostólica frente as hostilidades do mundo para com o verdadeiro rosto de Cristo, presente na sua Igreja.

Como São Domingos também nos empenhemos no amor à Deus e no encargo da evangelização!

Amém!

Fratelli e sorelle,

Oggi celebriamo la festa di San Domenico di Guzmán, fondatore dell'Ordine dei Predicatori.

Secondo il Papa emerito Benedetto sedicesimo: “San Domenico fu un uomo di preghiera. Innamorato di Dio, non ebbe altra aspirazione che la salvezza delle anime, in particolare di quelle cadute nelle reti delle eresie del suo tempo; imitatore di Cristo, incarnò radicalmente i tre consigli evangelici unendo alla proclamazione della Parola una testimonianza di una vita povera; sotto la guida dello Spirito Santo, progredì sulla via della perfezione cristiana. In ogni momento, la preghiera fu la forza che rinnovò e rese sempre più feconde le sue opere apostoliche”.

Le letture odierne ci presentano il vigore apostolico che i ministri del Signore devono conservare nello zelo per il deposito della fede, come per la giusta predicazione del Vangelo in tempi favorevoli o de difficoltà generate da eresie o concezioni che distorcono l'annuncio della verità che salva l'essere umano.

Infatti, solo una profonda amicizia con Cristo spingerà i ministri del Signore a illuminare con la testimonianza evangelica e a conservare la pura tradizione apostolica di fronte alle ostilità del mondo verso il vero volto di Cristo presente nella sua Chiesa.

Anche noi, come San Domenico, ci sforziamo per l'amare Dio e per l'evangelizzazione!

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 08/08/2022
Código do texto: T7577767
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.