Meditações litúrgicas de 03 a 06 de agosto de 2022

06 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

O mistério da transfiguração da humanidade de Cristo é o ícone e a chave de compreensão da nossa vocação para participarmos da vida divina: divinização, como chama a teologia oriental.

São João Paulo II, na exortação apostólica sobre a Vida Consagrada, apresentou esse mistério como ícone deste estado de vida na Igreja. De fato, o Concílio Vaticano II, compreende esta radicaliazação da nossa consagração batismal entre as dimensões da santidade e da escatologia do povo de Deus.

Em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem encontra o seu ápice tanto o povo do antigo Testamento, representado pela Lei e pelos Profetas, como o povo da Nova Aliança, representados nos princípios da instituição, da tradição e da caridade da Igreja.

Deste modo, como novo povo de Deus, escutemos o Filho amado, Palavra do Pai e participemos do seu sacrifício na Eucaristia para que o Espírito nos faça cristiformes e o nosso corpo, transfigurado pelo sacrifício da Palavra, contribua também para a transfiguração da terra que o receberá no final da nossa peregrinação terrena.

Amém.

Fratelli e sorelle,

Il mistero della trasfigurazione dell'umanità di Cristo è l'icona e la chiave per comprendere la nostra vocazione a partecipare alla vita divina: divinizzazione, come la chiama la teologia orientale.

San Giovanni Paolo II, nell'Esortazione Vita consecrata, ha presentato questo mistero come un'icona di questo stato di vita nella Chiesa. Infatti, il Concilio Vaticano secondo, capisce questa radicalizzazione della nostra consacrazione battesimale, tra le dimensioni della santità e dell'escatologia del popolo di Dio.

In Gesù Cristo, vero Dio e vero uomo, trova il suo apice sia il popolo dell'Antico Testamento, rappresentato dalla Legge e dai Profeti, sia il popolo della Nuova Alleanza, rappresentato nei principi dell'istituzione, della tradizione e della carità della Chiesa.

In questo modo, come nuovo popolo di Dio, ascoltiamo il Figlio prediletto, Parola del Padre, e partecipiamo al suo sacrificio nell'Eucaristia perché lo Spirito ci renda cristiformi ed i nostri corpi, trasfigurati dal sacrificio della Parola, contribuiscano anche per la trasfigurazione della terra che gli accoglierà al termine del nostro pellegrinaggio terreno.

Amen.

05 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

Na cruz do Senhor, revelação do amor de Deus e a transfiguração de todo o criado, se manifesta todo o bem, toda a verdade e toda a glória!

O seguimento e a imitação de Jesus Cristo está na contemplação e no “ethos” da Cruz!

São Francisco, Santa Clara e os santos franciscanos viveram essa sabedoria potente, onde o amor divino nos envolve, ilumina, aquece e – nas energias do Espírito Santo – nos une a Cristo e nos transporta para Deus. São Francisco, dia e noite, não cessava de ler o livro da cruz do Senhor para os seus confrades.

A cruz é o livro da vida do qual só o Cordeiro crucificado e ressuscitado pode romper os selos e desvendar o plano de Deus sobre o destino do ser humano e do cosmos.

Na cruz está o julgamento do mundo: misericórdia e juízo nos braços abertos do Filho eterno para acolher todos aqueles que caminham ao seu encontro!

Que a cruz seja a nossa luz e força da nossa esperança de plena participação da glória de Deus!

Amém!

Fratelli e sorelle,

Sulla Croce del Signore si manifesta la rivelazione dell'amore di Dio, di ogni bene, di tutta la verità, di ogni gloria e la transfiguração di tutte le creazioni!

La sequela e l'imitazione di Gesù Cristo sta nella contemplazione e nell'"ethos" della Croce!

San Francesco, santa Chiara e i santi francescani hanno vissuto questa potente sapienza, dove l'amore divino ci avvolge, illumina, riscalda e – nelle energie dello Spirito Santo – ci unisce a Cristo e ci trasporta a Dio. San Francesco, giorno e notte, non cessava mai di leggere il libro della croce del Signore ai suoi confratelli.

La croce è il libro della vita da cui solo l'Agnello crocifisso e risorto può rompere i sigilli e svelare il piano di Dio per il destino dell'essere umano e del cosmo.

Sulla croce c'è il giudizio del mondo: misericordia e giudizio tra le braccia aperte del Figlio eterno per accogliere tutti coloro che camminano verso di Lui!

Che la croce sia la nostra luce e la forza della nostra speranza di piena partecipazione alla gloria di Dio!

Amen!

04 AGOSTO 2022

Queridos irmãos e irmãs,

A nova e eterna aliança acontece na cruz e ressurreição do Senhor, presente no sacramento do altar. Dela nos vem a lei do amor: O Espírito Santo!

Pela boca de São Pedro e dos seus sucessores, também nós, como povo convocado e reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, confessamos na sinfonia da unidade que Jesus é o Cristo Filho de Deus salvador. De fato, o sangue redentor, a água do batismo e o Espírito nos habilita para assim crer e agir.

O Senhor põe a sua lei dentro de nós: A sua lei é amor e o Vinculo de amor é o Espírito Santo, conforme santo Agostinho. Assim precisamos pedir a Deus o seu Espírito e o seu santo modo de operar para vivermos o novo mandamento, no qual a Lei não é mais escrita em pedras mas no coração do ser humano vivo, e vivo porque é amigo de Deus.

O Santo Cura d’Ars, é exemplo desta nova lei encarnada na concretude da história. Ele, antes de tudo, dedicou-se a permanecer com o Senhor e, assim, movido pelo Espírito, trabalhou e sua vida cristã e sacerdotal segundo a Lei do amor, resplendendo a fé genuína da Igreja.

Que também, nós nos empenhemos em estar com Cristo e em comunhão com o seu corpo entregue e com o seu sangue derramado para a nossa salvação, deixemos fluir em nós não a voz daquele que se opõe ao mistério da Cruz, mas a ação doce e suave do Espírito de amor que renova a face da terra.

Amém.

Cari fratelli e sorelle,

La nuova ed eterna alleanza avviene sulla croce e risurrezione del Signore, presente nel sacramento dell'altare. Da qui viene la legge dell'amore: lo Spirito Santo!

Per bocca di san Pietro e dei suoi successori, anche noi, come popolo chiamato e radunato nell'unità del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo, confessiamo nella sinfonia dell'unità che Gesù è il Cristo figlio di Dio salvatore. Infatti, il sangue redentore, l'acqua del battesimo e lo Spirito ci permettono di credere e di agire.

Il Signore pone la sua legge dentro di noi: La sua legge è l'amore e il vincolo dell'amore è lo Spirito Santo, secondo sant'Agostino. Quindi dobbiamo chiedere a Dio il suo Spirito e il suo modo santo di operare per vivere il comandamento nuovo, in cui la Legge non è più scritta nelle pietre ma nel cuore dell'essere umano vivente, vivente perché è amico di Dio.

Il Santo Cura d’Ars, è un esempio di questa nuova legge incarnata nel concreto della storia. Egli, prima di tutto, si dedicò a rimanere con il Signore e, così, mossi dallo Spirito, operava nella sua vita cristiana e sacerdotale secondo la Legge dell'Amore, facendo splendere la fede genuina della Chiesa.

Che anche noi ci sforziamo di essere con Cristo e in comunione con il suo corpo consegnato e con il suo sangue versato per la nostra salvezza, permettiamo fluire in noi non la voce di chi si oppone al mistero della Croce, ma l'azione dolce dello Spirito d'amore che rinnova la faccia della terra.

Amen.

03 AGOSTO 2022

Queridos irmãos e irmãs,

O pão vivo, que é Cristo, está na mesa da Igreja para curar, na fé e na misericórdia, a toda a humanidade!

A nossa relação com Deus, acontece de modo eficaz através de Jesus Cristo, dentro da nossa história, com seus desafios e alegrias que compassam o nosso cotidiano. Pela fé fecunda que recebemos da e na Igreja, a nossa vida de oração é purificada e desafiada para que firmes e fiéis em Cristo e no Espírito Santo, recebamos as graças do Pai Celeste.

A experiência de fé da mulher que aparece no evangelho de hoje, deve ser a experiência da humanidade. Nesta, criada à imagem do Filho eterno, e voltando-se para Ele, sob o influxo do Espírito Santo, deve reconhecer e entrar em comunhão com a cura e a salvação que brota do coração do Pai, Deus misericordioso que nos ama eternamente e deseja que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade, em Cristo e no Espírito de amor. Amém.

Cari fratelli e sorelle,

Il pane vivo, che è Cristo, è sull tavolo della Chiesa per guarire, nella fede e nella misericordia, tutta l'umanità!

In fatti, il nostro rapporto con Dio avviene efficacemente attraverso Gesù Cristo, nella nostra storia, con le sue sfide e gioie che segnalano la nostra vita quotidiana. Grazie alla fede feconda che riceviamo dalla e nella Chiesa, la nostra vita di preghiera è resa pura e sfidata in modo che siamo pronti a ricevere le grazie del Padre Celeste.

L'esperienza di fede della donna che appare nel vangelo di oggi deve essere l'esperienza dell'umanità. Questa, creata al’ immagine del Figlio eterno, e rivolta a Lui, sotto l'afflusso dello Spirito Santo, deve riconoscere ed entrare in comunione con la guarigione e la salvezza che scaturisce dal cuore del Padre, Dio misericordioso che ci ama eternamente e desidera che tutti siano salvati e giungano alla conoscenza della Verità, in Cristo e nello Spirito d'amore. Amen

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 05/08/2022
Reeditado em 06/08/2022
Código do texto: T7575630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.