Origem da raiva

Um suspiro, uma raiva, ou qualquer manifestação de pesar, tristeza é sempre uma identificação com uma ilusão.

E qual é a ilusão que dá origem a raiva?

Você saiu atribuindo papéis para todas as pessoas. Quando alguém não cumpre o papel que você atribuiu, então sentes raiva, pois crias expectativas delusorias. "Quando estás com raiva, não é porque alguém falhou em cumprir a função que tu lhe atribuíste? E isso não vem a ser a "razão"pela qual o teu ataque é justificado? Estas sonhando, e os sonhos dos quais pensas que gosta são aqueles nos quais as funções que atribuíste foram cumpridas e suas necessidades foram preenchidas. Não percebe que teus sonhos viriam a ser felizes se tu não fosses aquele que tribui o papel "adequado" a cada figura que o sonho contem? Desse jeito, pessoa alguma poderia falhar, a não ser em relação à ideia que tu fazes dela. Portanto, não atribuas a ele um papel que imagines que vá te trazer felicidade. E não tentes feri-lo quando ele falha em aceitar o papel que lhe atribuistes naquilo que sonhas que a tua vida deveria ser.

Alias, um adendo: todas as pessoas já atribuíram um papel bem definido para nós em seus sonhos teatrais.

"Autentico" é aquele que não se afeta e cumpre o seu próprio papel que se atribuíste.

Divino é aquele que descobre quem é, e se desfaz de todos os papeis., cumprindo a única função atribuída por Deus: perdoar.

Voltando a raiva, ontem foi a minha vez. Atribui à minha esposa o papel de elogiar meus trabalhos produzidos. Mas ontem, ao mostrar um desses trabalhos, ela escolheu outro papel que não o papel que eu atribui a ela. Imediatamente a raiva tomou conta de mim e esforcei-me para que ela se sentisse culpada.

A causa da raiva é uma, mas seu propósito é outra.

A causa da raiva é tua expectativa. O propósito da raiva é fazer alguém sentir culpa por não cumprir o papel que tu atribuíste a ela.

O jogo da culpa é o jogo do ego, o jogo do sonho. Na (R)ealidade só há inocência, mas dentro do sonho procuramos por culpados.

Assim como você, o seu irmão está adormecido. O que não significa dizer que ele vai cumprir papeis fantasiosos atribuído por outras pessoas, além dele mesmo.

Nesse sentido, o papel do teu irmão é apenas encenar situações para você aprender a não julgar, a perdoar. Teu irmão é teu espelho. Nele você vê suas próprias sombras e tem a chance de perdoar a si mesmo ao perdoa-lo.

O raivoso é a tua oportunidade de perdoar e não julgar, pois a raiva do teu irmão é apenas um pedido de ajuda que tu podes dar com o não julgar. Tu é o despertar do teu irmão e o teu irmão é o teu despertar. O teu despertar é a única função do teu irmão. Ame-o por isso.

A raiva sem causa é o mal humor.

Pense em uma coisa feia esse mal humor. Lembremos que o mau humor passa, mas o feio cometido permanece.

Para sempre? Nenhuma ilusão é para sempre. O feio do mal humor é só uma "bola levantada" para exercer o teu perdão.

Mau humor em segundos

Uma sombra que se instala

que chega por gatilhos ocultos

e se infiltra na alma.

E esquece-se imortal,

Esquece-se belo e justo

frágil como um cristal

vai do sensível ao bruto.

E no esmeril do sarcasmo,

afia sua estupidez,

e desce com força o cajado

da sua insensatez.

E se com estranhos se cala

por medo da reputação,

bate com ainda mais força

naqueles do coração.

Até que, por medo ou por susto

O mal foge em disparada.

Ouviu um pequeno sussurro:

Tu não és sombra. És Alma.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 04/08/2022
Reeditado em 05/08/2022
Código do texto: T7574887
Classificação de conteúdo: seguro