NÃO SEJA PROFESSOR!

Ensinar. Nobre missão. Reduzir a ignorância. Promover o desenvolvimento humano. Contribuir para a evolução de seres conscientes, autônomos, capazes. Esqueça isso. Tanto na rede particular, quanto no Estado, sua função é ser babá. É pra isso que as instituições de ensino te pagarão uma miséria! Isso mesmo, babá do filho INDESEJADO dos outros. Agora, veja bem: pesquise o valor da hora-aula de um professor no seu estado . Divida isso por 30, 40 ou mais, que as salas de aula andam cada vez mais superlotadas. Você acha que alguém aceitaria tomar conta de uma criança por esse valor? Você faria três, quatro anos de graduação para esse fim? Creio que não. Por isso, se estiver pensando em cursar licenciatura em Letras, Biologia, História, Química, Filosofia, enfim, qualquer curso com a finalidade em assumir as salas de aula, eu sugiro que DESISTA ENQUANTO É TEMPO.

NÃO SEJA PROFESSOR. NÃO CURSE LICENCIATURA EM NENHUMA ÁREA. NÃO FAÇA PEDAGOGIA!

Nos tópicos que criarei aqui, vou desnudar sem reserva como é a vida de um professor. Não desejaria tal desventura ao meu pior inimigo. E se ainda assim você quiser continuar nessa empreitada, não poderá dizer que ninguém o avisou!

Ps: Já estava demorando mesmo pra aparecerem aqui sujeitos pra me desdizer, como se eu estivesse falando aqui alguma mentira. Pra deturpar o que eu falei, todos condoídos com a verdade. Inclusive, comentários vergonhosos que não aceitei mais por vergonha da falta de interpretação de texto e péssimo português do que por discordarem de mim. A minha crítica é à forma como sociedade nos trata e ao sistema. Não ao ofício em si, mas à deturpação dele. Professor deveria ensinar as disciplinas, o que já é bastante trabalhoso: estudar, se atualizar, preparar aulas, controle de presenças, notas, avaliações. Já é bastante puxado, mas se fôssemos pagos pra desempenhar nossa função, estaríamos quites ao menos nesse sentido. É dever da família sustentar, vestir, educar, dar noções básicas de educação e civilidade. Isso não ocorre. Logo, todas as demandas sociais decaem sobre as costas do professor e isso não é justo. Portanto, a menos que você tenha vocação pra santo, não se torne um. Aos colegas que fingem que as mazelas da carreira não existem e pintam o mundo de cor-de-rosa, eu só tenho a lamentar e me envergonhar de vê-los contribuir pra tamanha hipocrisia.

"Mude de profissão" - Tão fácil falar, não é? Eu rebato: criem e eduquem os filhos que vocês colocam no mundo. Eu já estou às portas da minha honrada aposentadoria, graças a Deus. Só não quero que algum jovem bom e bem-intencionado como eu fui sofra as agruras que a minha classe sofre. O mundo não nos merece. E cada comentário sem educação e agressivo só comprova essa tese.

Somos de carne e osso, mas nos confundem com heróis da Marvel, com mártires, com sei lá o quê... Chega! Vocês vão ouvir a verdade!

Diário de um professor exausto
Enviado por Diário de um professor exausto em 21/05/2022
Reeditado em 21/05/2022
Código do texto: T7520858
Classificação de conteúdo: seguro