BOA SORTE!

Sexta - feira 13! Muitas crendices já não assustam como antes, onde este dia era sempre permeado de tantas impressões e sugestões acerca do azar que trazia a data e o número desta (qualquer semelhança com um símbolo político é mera coincidência),e assim a sexta feira 13 chega sem aquele apelo tão famoso de símbolos de terror e assombração. Ainda bem, porque as superstições embora sejam parte cultural, criaram no imaginário popular um medo sem fundamento, tais como: passar por debaixo de uma escada dá azar, sim dá se algo cair em cima de nossa cabeça devido a um descuido de um operário disperso; quebrar espelho são sete anos de azar, meu Deus! Em casa quebraram, deve por isso que não gozamos da boa sorte?!? E o que dizer do pobres felinos de pelagem preta, eram vistos como enviados do mundo das sombras, e sua travessia pelo nosso caminho, descaminhava tudo que tínhamos para um bom dia. Coisas que foram perdendo força ao longo do tempo, com leituras, informações e desmitificações de muitas coisas que arraigadas na cultura popular, eram temíveis e causavam este pavor nas histórias contadas de geração para geração.

Para encurtar o assunto, o que seria essa tal Boa sorte? Seria conseguir algo bom e proveitoso nas atividades cotidianas e um bocado de dinheiro para facilitar tudo? Ou seria, conseguir ter um dia calmo e aprazível sem sobressaltos e imprevistos desagradáveis, com harmonia e saúde? Creio que é algo bem individual, o que seria boa sorte para mim, pode não ser para o leitor mais ávido por angariar louros e frutos de seu árduo trabalho; ou pode não ser o mesmo de uma mãe ansiosa por um futuro melhor para o filho; ou para aquele desempregado que acordou esperando a sorte lhe sorri com um vaga; podendo ser também o aluno descompromissado, saindo de casa, já com o pensamento de que o professor de biologia vai faltar, enfim a boa sorte é subjetiva, peculiar e depende do momento e da pessoa a que se deseja o efeito das vibrações positivas.

Uma coisa é fato, a falta de sorte existe e neste movimento constante da vida, se não houver fé no porvir melhor e nas coisas mais positivas, mesmo que a primeira vista, possa parecer um azar o que nos acomete pode ser somente falta de tato de lidar com algumas situações e assim, responsabilizamos o mundo, os céus, os seres imaginários, o Putin e tudo mais, pela nossa falta de sorte. Por vezes, acreditamos ser azarados em não obtermos as boas vibrações que vemos em outros quintais e fomos "marcados" com algo de mau agouro e desfavorecimento. Será mesmo?

A boa sorte está aí contigo, leitor amigo, comigo diante do computador onde estas palavras digito, está ali na praça onde um "pedinte" cantando consegue arrancar sorrisos dos transeuntes; lá onde o menino dorme sem se preocupar com o futuro incerto; na avenida onde um motorista irresponsável, no trânsito, te fechou logo cedo, e você muito prudente, deixou o caso para lá, evitando transtornos maiores, assim a sorte nos acompanha, sim, basta a gente prestar atenção e ver com uma coisa boa recebida, pode ser entendida como uma chance de ouro, uma graça, um milagre, cada um vê como quer, mas que ela está conosco, está. Então, Boa sorte a todos!