Real e realidade.

Real e realidade confundem-se. Em muitos casos não se diferenciam. Significam ou são usados como sendo uma mesma circunstância (coisa, objeto). Não são, para mim.

Faça um pequeno exercício: tente imaginar a diferença entre as duas palavras? Ok?

Mais: quando o real é realidade e quando a realidade é ‘real’?

Encontram-se muitos estudos e mesmo teorias a respeito, para quem deseja se aprofundar. Ex.: ‘o racional é real; o real é racional’ (Hegel), para quem deseja ir além.

Aqui, quero somente externar o meu pensar, produzindo o que chamo de pensamento (resultado do ato de pensar). Neste momento, pois, amanhã pode ser outro.

Para mim, há uma diferença entre o que é Real e o que é realidade. Didaticamente, ou ‘grosso modo’ (diriam alguns), Real é tudo que existe independente do homem. Ex.: A Natureza existe e existirá sem o homem. Inclusive somos parte da Natureza, portanto, somos parte do Real, mas não somos o Real. O real seria a Natureza como o conjunto dos elementos que formam tudo que a natureza pode produzir. Nem a Natureza pode tudo. Humanos são produtos da Natureza. Esta, a natureza, não precisa do homem para produzir... o próprio homem.

E a realidade?

Simplificando em relação ao pensado acerca do Real, realidade é tudo que é produzido pela cultura (humanidade, história). Mesmo que a partir da Natureza, a produção dos artefatos (objetos gerais) não são a Natureza. Neste sentido, o próprio homem é realidade e não Real. A ‘natureza’ humana é cultural. Não é Natural, no sentido original. Por isso, diz-se que homem tem duas naturezas, uma cultural e outra biológica, que seria o que se mantém a partir de sua criação.

Há outros inúmeros modos de pensar ou abordar os dois termos. Depende dos sentidos que se atribuem às duas palavras e as epistemologias que são os guias desses sentidos.

Para esse momento, a realidade sou eu, e você. O Real é Deus.