BANDEIRAS DO IMPÉRIO À REPÚBLICA

BANDEIRAS DO IMPÉRIO À REPÚBLICA

A bandeira da Monarquia foi antes de tudo a Bandeira da Independência.

D. Pedro I pediu um estudo a Debret que criasse a Bandeira do Império com as cores Verde de sua terra natal Bragança e Amarelo de Handesburgo, país de sua primeira mulher Da. Leopoldina.

Assim foi criado o retângulo e o losango sobre ele e colocados dois ramos das nossas agriculturas de exportação, o Café e o Tabaco.

Entre eles o símbolo da Monarquia, A esfera armilar, utilizada desde o século XVII no estandarte pessoal dos príncipes do Brasil, foi mantido como emblema do País.

A cruz da Ordem de Cristo, que já encimava o dístico da antiga bandeira principesca, foi mantida por trás da esfera.

Em verdade, a combinação da cruz da Ordem de Cristo sob a esfera armilar já vinha sendo usada no Brasil desde, pelo menos, desde 1700, no anverso das moedas cunhadas em Salvador, quando a Colônia foi elevada a Principado.

Assim abandonávamos a Bandeira Portuguesa em detrimento da bandeira independente do Brasil, que durou de 1822 até 1896.

Quem não ouviu falar do verde representando a nossa mata o amarelo da nossa riqueza do ouro, o azul do Céu e dos nossos rios e o mar Atlântico.

Pois bem, essa poética inspiração tem fundamento, porém não condiz com os ideais de D. Pedro I, nem com a imaginação do artista criador da bandeira.

A bandeira republicana antes da sua final constituição passou pela criação de outras bandeiras.

Pelo domínio Norte-americano, foi criada uma bandeira de listas amarelas e verde

Cuja bandeira defendida por Ruy Barbosa, foi hasteada na Capital Federal, bem como na popa do Navio que levou D. Pedro II ao exílio.

Em São Paulo, Júlio Ribeiro, maçom como Ruy Barbosa, ambos da Loja América, defendia a bandeira Defendida por Ruy Barbosa, que futuramente venho a ser a Bandeira Paulista, como Bandeira Republicana hasteada no Palácio do Governo de São Paulo desde 15 de Novembro até o dia 18 quando foi criada a atual Bandeira do Brasil.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 22/02/2022
Reeditado em 22/02/2022
Código do texto: T7457660
Classificação de conteúdo: seguro