Sobre a esquizofrenia: o que é isto?

Já dizia Renato Russo:

“Vamos falar de pesticidas

E de tragédias radioativas

De doenças incuráveis

Vamos falar de sua vida”.

Bem, hoje eu vou dar uma de médica psiquiatra e vou falar de uma doença chamada Esquizofrenia. O que é a esquizofrenia? Pelo dicionário a esquizofrenia é “um conjunto de psicoses endógenas cujos sintomas fundamentais apontam a existência de uma dissociação da ação e do pensamento, expressa em uma sintomatologia variada, como delírios persecutórios, alucinações, esp. auditivas, labilidade afetiva etc”.

A Medicina especializada afirma que a esquizofrenia pode ter causa genética, também pode acontecer por desequilíbrios em relacionamentos familiares (pais/mães com transtornos narcisistas ou autoritários demais), conflitos negativos em relacionamentos psicossociais ou em relacionamentos sexuais ou afetivo-amorosos. E, também, é muito comum desenvolver a esquizofrenia em adultos que sofreram abusos sexuais na infância com a negligência dos pais durante a fase do desenvolvimento infantil. Além disso, a esquizofrenia pode ter causa também com o uso de drogas ilícitas (cannabis/maconha, pó de cocaína, etc), e, também, pelo excesso de álcool.

A principal característica que difere a esquizofrenia das demais doenças mentais é que o esquizofrênico(a) foge da realidade. A pessoa que tem um delírio esquizofrênico vive fora da realidade. Estas pessoas acreditam que estão sendo perseguidas por outros indivíduos ou os/as esquizofrênicos(as) podem até chegar à convicção equivocada de que estão querendo tirar a vida deles(as) ou que estão sendo ameaçados(as) de morte.

Como se comporta um esquizofrênico(a) paranóide?

Esquizofrenia Paranóide:

Os principais sintomas desse tipo de Esquizofrenia são as alucinações, delírios, sensação de perseguição e pensamentos sobre conspirações. Normalmente, as alucinações e os delírios giram em torno do mesmo tema e se mantêm consistentes ao longo do tempo.

Existe também a esquizofrenia catatônica. É um dos tipos menos comuns de esquizofrenia e se caracteriza pela pouca fala, falta de interação com as pessoas ao redor, recusa em se alimentar, movimentos corporais estranhos ou até redução da atividade motora. O paciente pode permanecer imóvel, quieto e com expressão facial de indiferença durante horas.

Na esquizofrenia catatônica, também, a pessoa faz caretas e outras expressões faciais estranhas e cheias de esquisitices.

Qual o tipo mais grave de esquizofrenia?

A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.

Quem tem esquizofrenia pode matar uma pessoa?

A esquizofrenia está associada com aumento de dez vezes do risco de morte por suicídio, e 50% dos pacientes esquizofrênicos podem tentar o suicídio em algum ponto do curso da doença, sendo mais comum durante os anos iniciais.

Qual o exame que detecta esquizofrenia?

Não existe exame de sangue ou exame laboratorial para o diagnóstico de esquizofrenia. O diagnóstico da esquizofrenia e da grande parte dos transtornos mentais é clínico, ou seja, através da anamnese e entrevista clínica o médico psiquiatra é capaz de fazer o diagnóstico.

O que pode acontecer se a esquizofrenia não for tratada?

Sem tratamento, esquizofrenia piora a cada crise

“É caracterizada, principalmente, pelo que chamamos de sintomas psicóticos, como alucinações visuais e auditivas, sensação de ser constantemente perseguido ou ameaçado por outras pessoas”,

explicam profissionais de psiquiatria.

Por que esquizofrenia não tem cura?

A enfermidade não tem cura: é um transtorno mental crônico, mas que pode e deve ser tratado. Quando o paciente recebe o tratamento adequado, as crises tendem a se tornar mais curtas e as fases sem manifestação de sintomas duram mais tempo.

É possível vencer a esquizofrenia?

A esquizofrenia não tem cura. No entanto, o tratamento, se seguido à risca pelo paciente, pode controlar os sintomas da doença. A família tem papel importante em incentivar a adoção das medidas e na vigilância do uso de medicamentos indicados.

O que é o CID 10 F20.0? Esquizofrenia paranóide.

O que é o CID 10 F20.1? Esquizofrenia hebefrênica.

O que é o CID 10 F20.2? Esquizofrenia catatônica.

O que é o CID 10 F20.3? Esquizofrenia indiferenciada.

O que é o CID 10 F20.4? Depressão pós-esquizofrênica.

O que é o CID 10 F20.5? Esquizofrenia residual.

O que é o CID 10 F20.6? Esquizofrenia simples.

O que é o CID 10 F20.8? Outras esquizofrenias.

O que é o CID 10 F20.9? Esquizofrenia não especificada.

O que é o CID 10 F25? Transtornos esquizoafetivos.

0 que é o CID 10 F25.0? Transtorno esquizoafetivo do tipo maníaco.

O que é o CID 10 F25.1? Transtorno esquizoafetivo do tipo depressivo.

O que é o CID 10 F25.2? Transtorno esquizoafetivo do tipo misto.

O que é o CID 10 F25.8? Outros transtornos esquizoafetivos.

O que é o CID 10 F25.9? Transtorno esquizoafetivo não especificado.

Bem, meus/minhas queridos(as) amigos(as) leitores(as), repetindo, hoje, eu vou dar uma de médica psiquiatra, porque, apesar de eu não ser portadora desta doença, esquizofrenia, já convivi com homens e mulheres que possuem esta doença crônica chamada esquizofrenia. E sei o quanto é difícil e doloroso para os familiares e pessoas próximas que convivem com portadores de esquizofrenia. Portanto, os esquizofrênicos(as) são merecedores de nosso amor, carinho, respeito, e compaixão, porque apesar deles(as) serem pessoas difíceis de lidar, que geram até sofrimentos imensuráveis para quem convive com estas pessoas esquizofrênicos(as), a verdade é que estas pessoas não tem culpa de terem surtado, perdido a noção da realidade, e desenvolvido um problema mental incurável, que apenas pode ser controlado por uso de medicamentos e terapia, mas que não tem cura.

Outra questão, que também precisamos deixar clara, é ter cuidado para não confundir problemas espirituais com esquizofrenia. Existem muitas pessoas que desenvolvem, algumas vezes mesmo sem buscar e sem querer, algo que chamamos de mediunidade ostensiva, as quais tem comunicação constante com espíritos por influência do espiritismo, da umbanda ou do candomblé.

E, quando a pessoa não quer desenvolver esta mediunidade e está atrapalhando sua vida social, o que a pessoa deve fazer é pedir ajuda a Deus, a um Pastor ou a uma Pastora, a um Padre, a uma/um psicóloga(o) e ter a compreensão que estas informações que recebe, na grande maioria das vezes, 99,99%, falsas, que vem de espíritos baixos e zombadores e causadores de confusão, para fazer as pessoas se odiarem mutuamente, então estas pessoas devem tão somente ignorar, compreender que apesar de não ser esquizofrênica(o), desenvolveu uma mediunidade que não pediu, então só ignore e permaneça em oração, não tenha medo, porque o próprio Jesus Cristo ouvia vozes e tinha visões, algumas que vinham de Deus e muitas outras vozes e visões vinham do próprio maligno para tentar Jesus a acabar com sua própria vida. No entanto, Jesus permaneceu firme e forte até passar pela via crucis e receber sua vitória com a ressureição.

Então, não se iludam, só o fato de ouvir vozes e ter visões não faz de você um(a) esquizofrênico(a). Assim, como também fatos isolados, de vez em quando, falar sozinho(a) ou conversar com Deus em voz alta sozinho(a) também não faz de você um(a) esquizofrênico(a).

Procure um especialista em psiquiatria, especializado em esquizofrenia e outros transtornos mentais, para você ser diagnosticado(a), se você tiver dúvidas!

Aqui, quero mencionar, também, um personagem de uma novela, chamado Tarso Cadore, interpretado pelo Bruno Gagliasso, o qual interpretou muito bem o papel de um esquizofrênico de uma família muito rica e muito bem sucedida da alta sociedade, rico de berço e bem nascido, Tarso sofreu muito durante toda novela (Caminho Das Índias, que foi exibida pela TV Globo de Televisão), que mostrou imagens muito tristes do lado negro da esquizofrenia. Este personagem, sim, era portador de esquizofrenia e era tratado pelo médico psiquiatra Dr. Castanho. No tempo que a Globo fazia as melhores novelas.

Por isso, eu não gosto de brincar mais com a doença das pessoas. Hoje eu tenho uma compreensão melhor do quanto este assunto é sério. Nós não devemos alimentar alucinadas ideais de pessoas esquizofrênicas por achar engraçado e parecer divertido, porque realmente não é.

A princípio a esquizofrenia é uma doença mental incapacitante. De tal modo, o(a) portador(a) de esquizofrenia pode usufruir do direito de auxílio doença, aposentadoria por invalidez, BPC/LOAS. Assim como também pode ter direito a uma pensão por morte deixada pelo pai ou pela mãe se apresentou o laudo médico de esquizofrenia com o CID antes do falecimento do pai ou da mãe. Assim, como tem direito a pensão por morte vitalícia, mesmo antes dos 44 anos, deixada por cônjuge (esposa, companheira, marido, companheiro) desde que se comprove o casamento civil ou a união estável e tem que comprovar também a incapacidade.

Outro direito de indivíduos com Esquizofrenia é concorrer nas vagas de concurso público como pessoa com deficiência pelo CID 10 F20.0, CID 10 F20.1, CID 10 F20.2, CID 10 F20.3, CID F20.5, CID 10 F20.6, CID 10 F20.8, CID 10 F20.9; CID 10 F25, CID 10 F25.1, CID 10 F25.2, CID 10 F25.8 e CID 10 F25.9. Haja vista que, este transtorno Esquizofrenia afeta à memória e à concentração/atenção, comprometendo à cognição do(a) portador(a).

Nesse sentido, com a ajuda dos medicamentos para esquizofrenia, os antipsicóticos e antedepressivos, e ao mesmo tempo com a terapia, é possível o/a portador(a) de esquizofrenia conseguir ter uma vida laboral, trabalhar até se aposentar por idade ou por tempo de contribuição. Isto varia de caso a caso, vai depender do paciente e do efeito do tratamento sobre o paciente.

Eu conheço pessoas esquizofrênicas que são inteligentíssimas. Conheço professor titular efetivo da UFPB com esquizofrenia, hoje, já aposentado, que chegou até a casar. Grande matemáticos e físicos com esquizofrenia como é retratado no filme Uma Mente Brilhante. Portanto, todos nós seres humanos merecemos respeito. Ninguém é obrigado(a) a amar ninguém. Mas, se você brincava, não brinque mais com a esquizofrenia das pessoas que sofrem com este problema de saúde. Vamos respeitar! Todos(as) nós seres humanos precisamos de respeito para conviver em sociedade! Obrigada pela atenção e eu espero que vocês tenham gostado do meu texto, com a finalidade de combater o preconceito contra pessoas esquizofrênicos(as). Saliente-se que, eu sou advogada e não médica, por isso utilizei argumentos pessoais e com base em leituras de artigos de medicina e filmes que vi e não argumentos de medicina psiquiátrica.

Logo, lembre-se que a esquizofrenia se trata de um ser humano que perdeu o juízo e a realidade, é uma coisa muito séria. Mais uma vez, frise-se, devemos tratar estas pessoas com amor, carinho e compaixão. Ninguém sabe até que ponto pode chegar na vida. E, assim, nada custa ser misericordioso(a) com o próximo, tendo sempre zelo, respeito, solidariedade e fraternidade com a doença mental das pessoas.

Luana Zenaide
Enviado por Luana Zenaide em 28/01/2022
Reeditado em 11/03/2024
Código do texto: T7439804
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.