A origem dos defeitos.

Há dois tipos de defeitos. O Defeito claro e o defeito sombra.
O defeito claro te estagna.
O defeito sombra te leva para o buraco.
Defeito é tudo aquilo que não une, que não colabora com a lei do amor e da evolução. Por lógica, defeito também é tudo aquilo que separa.

Os defeitos podem ser conscientes ou inconscientes. Os conscientes eu os chamo de defeito claro. Os inconscientes eu os chamo de defeito sombra.

A origem de todos os defeitos é a ignorância, que também pode ser chamado de ausência de virtude. Essa ignorância, ou seja, essa ausência de virtude é que nos faz adotar como regra de conduta egocêntrica, desconectada do senso de respeito a coletividade, a ideia de busca de prazer e afastamento da dor a qualquer custo.

Mas voltemos a origem dos defeitos que é a ignorância que nos põe desacompanhado das virtudes.
Qual é a origem dessa ignorância e qual a cura para ela?

Se soubermos isso, teremos identificado a cura dos defeitos sejam eles claros ou defeitos sombra.

A origem da ignorância é a matéria. Os desejos são o puxão da matéria. A matéria é uma lei natural necessária para nosso momento evolutivo. Não há como eliminar a matéria, portanto, a causa da ignorância e dos defeitos sempre estará presente.

Então o que podemos fazer se não podemos combater a origem de todos os males que é a matéria?
Pelo esforço e livre arbítrio podemos, não aniquilar, mas integrar essa matéria.
A matéria exerce natural atração em nós, nos puxando em direção aos desejos e apegos em relação ao prazer e a fuga da dor. Mas há em nós um espirito divino que habita essa matéria e esse espirito possui a força e a liberdade necessária para escaparmos dos desejos por meio da conquista das virtudes. Com as virtudes será possível sacralizar a matéria a serviço deste espirito.

Hoje já adultos, já estamos preenchido por desejos e temos como conselheiros o prazer e a dor. Estamos portanto recheados de defeitos claros e defeitos sombra, mas o espirito também fez algumas conquistas e por isso temos alguma coisa de virtude em nós.
Então, o que podemos fazer para reverter esses defeitos, nos afastando da ignorância, integrando e sacralizando a matéria?
T
emos que primeiro compreender por que devemos fazer isso? Por que devemos buscar reverter os defeitos? Por que devemos integrar a matéria em nossa luz, sacralizando-a?

Para adquirir essa compreensão é preciso se purificar diariamente e também investigar.
Só então conseguimos compreender que devemos buscar reverter os defeitos porque eles contrariam a lei do amor e da evolução e nos poe infelizes. A natureza dos defeitos não se harmoniza com nossa verdadeira identidade e esta é a causa da nossa infelicidade. A natureza das virtudes se harmoniza com nossa verdadeira identidade e esta é a causa da felicidade.
Só depois de compreender isso a verdadeira luta interior começa. A luta de decidir todo dia abrir espaço entre os defeitos para colocar virtude, filosofia, sagrado, devoção, serviço. Tudo isso para integrar a materia no divino.

A verdadeira eliminação do defeito é a eliminação do desejo. O defeito só está verdadeiramente morto quando sentimos alegria na virtude e também alegria na abstenção do indevido, ou seja, alegria na abstenção daquilo que nos tira da nossa essência. A maioria de nós sente na verdade dor em reprimir nossos defeitos. Por isso a cura não tem a ver com repressão, mas com integrar, acolher a matéria como ferramenta do divino.

Todo defeito claro, como por exemplo, gula, vaidade, promiscuidade, tem por tras outro defeito sombra, que pode ser baixo estima, egocentrismo, que pode ter por mais baixo ainda, alguma crença limitante adquirida na infância, ou até em outras vidas. E por tras de todas essas sombras, o defeito mais sombra de todos é sempre a própria ignorância que ignora a plenitude divina que nos habita, e que verdadeiramente somos. E a causa dessa ignorância é a matéria que nos imprime desejos.

Para curar os defeitos sombras é preciso 3 ferramentas. Uma é a purificação, outra é a autobservação e por ultimo a compreensão.
Então você deve purificar sua mente com orações, mentalizações, meditações, boa arte, bom serviços, boas leituras.
Uma maneira de purificar, autobservar, e compreender pode ser as terapias transpessoais sérias. A investigação dos ensinamentos dos grandes mestres é outra maneira.
Mas acima de todas elas está o exercício de convivência, que nos permite ver no espelho do outro, nossos próprios defeitos.
Por isso, o casamento e a criação de filho são considerados grandes ferramentas de autocura.
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 22/09/2021
Reeditado em 22/09/2021
Código do texto: T7348165
Classificação de conteúdo: seguro