BOA VIZINHANÇA

A política da boa vizinhança é muito produtiva e insere bons valores , trazendo per si, novos laços, aceitação, respeito e mais confiabilidade nas relações.

Digo isto, porque me veio á mente, que nos tempos de criança via minha mãe, por vezes, pedindo algo emprestado para uma vizinha, e depois ela retribuindo o favor cedendo algo em troca. Algo que fazia as relações se manterem mais harmônicas. Infelizmente, hoje em dia, nem quase podemos receber alguém no portão de casa, e quando alguém nos procura, o bom senso, manda se precaver. Que triste cenário se desenhou para a humanidade, onde a desconfiança impera, e aquela coisa simples e acolhedora da "boa vizinhança" se perdeu num mar de suspeitas, cismas e muitas fofocas, também.

A informatização nos aproximou de um certo modo, hoje eu posso fazer uma politica de boa vizinhança com uma pessoa lá da Nova Zelândia, cedendo informações, dividindo algo produtivo, sendo participativa de alguma forma, mas nem tudo são flores; o anonimato e o que vem por trás de nomes, faces e avatares sempre é algo temeroso, o que nos leva a recear algumas interações, nos tornando maus exemplos de bons vizinhos, mesmo virtualmente.

Enfim, tem -se um apelo megalomaníaco de visualização e toda afetação que envolve é sempre prejudicial, e se desejamos manter uma relação salutar e favorável, há que se ter cessão de ambos os lados, pois uma interação firma-se e consolida-se quando não somente um oferta e outro (s) recebem, mas quando todos contribuem e são espelhados por esse movimento de troca harmônica, criativa e amistosa.

Como o progresso é inevitável, que tenhamos que nos adaptar a novos tempos, e seguir de forma solicita e harmoniosa o que se pede para criarmos relações mais prósperas e fecundas, mas sem esquecer a prudência, pois mesmo que sejamos bons vizinhos, ao olhos de outros nem sempre somos bem vistos. Lamentável, mas assim o é. Avante!

Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 22/09/2021
Código do texto: T7348038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.