O PRESIDENTE CABEÇA DE BAGRE

O termo “cabeça de bagre” é usado para rotular uma pessoa pouco inteligente, teimosa, inconveniente, incapaz, estúpida, sem juízo, etc. Esse termo passou a ser adotado porque o peixe bagre tem uma cabeça bem grande, desproporcional ao tamanho do corpo. A cabeça desse peixe é praticamente oca e possui um pequeno cérebro. Outra característica interessante sobre o bagre é que esse peixe não possui escamas, ou seja, ele possui um couro liso (escorregadio). O bagre gosta de nadar nas profundezas, em águas turvas. De certa forma, metaforicamente, me lembra do presidente do Brasil.

O presidente Bolsobagre, que deveria ser o “grande cabeça” liderando a nação, prefere também transitar nas “profundezas das águas turvas”, mostrando que tem mais cabeça do que cérebro, e que é mais liso que um bagre ensaboado. Outro trocadilho interessante que me vem é de um ditado antigo que diz: “o peixe morre pela boca”. Uma referência de quando o pescador mergulha um anzol na água com uma minhoca gordinha e o peixe se achando sortudo abocanha sem titubear. O presidente Bolsobagre parece seguir a mesma linha (que não é a de pesca); mas vai acabar morrendo pela boca... só que nesse caso é de tanto falar asneira.

Mais uma curiosidade sobre os bagres é que esses peixes possuem ferrões afiados que costumam ser a causa de diversos acidentes. Muitas pessoas já se machucaram ao serem atingidas pelo bagre que utiliza seus ferrões para se defender da suposta ameaça de um predador. Já o presidente Bolsobagre não possui ferrão (pelo menos até onde se sabe); no entanto, ele parece estar sempre empenhado em ferrar com o povo brasileiro. Resumindo, se o presidente fosse um animal, ele certamente seria um bagre (e quase já o é); por todas essas semelhanças observadas. Não vote no Jair cabeça oca! Não vote no presidente cabeça de bagre!

Adriano Besen
Enviado por Adriano Besen em 17/08/2021
Código do texto: T7322825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.