Mensagem de 15 anos

Querida Marianinha

O universo nos mostra, em várias de suas faces, o significado e a beleza contidos nos momentos de transição. Situados, indefinivelmente, entre dois elementos bastante distintos, são fenômenos que nos emocionam, ensinam e cativam.

Assim, entre a noite e o dia, o amanhecer inspira nossas esperanças; entre o mar e o rio, as desembocaduras são uma explosão de vida; entre inverno e verão floresce o fulgor da primavera; entre o dia e noite, o crepúsculo nos pacífica e fascina; entre o livro escrito e o leitor que lê reside, de fato, a literatura.

Fazer 15 anos, Marianinha, é também colocar-se nesse misterioso espaço do entre, e esse deve ser, a meu ver, seu sentido mais importante e profundo. Muito mais que aceno a uma tradição, ou mero rito de passagem, fazer 15 anos eh colocar-se no entre, na conexão aberta entre a infância e a vida adulta.

Iniciar-se nas regras e responsabilidades sem perder a inocência do sonho; estudar e escolher profissões, mantendo a leveza da criança; abrir-se a entrega do amor, preservando o gosto das brincadeiras.

Fazer anos é saber que essa conexão é possível e não precisa nem deve ser fugidia. Afinal, Maturidade, como diz Shopenhauer, “é adquirir a seriedade de crianças brincando”. Mas isso, Marianinha, só alguém que ousou fazer quinze anos, pode de novo saber.

Assim, permita-se fazer 15 anos toda vez que a solidez pesada do mundo ofuscar o sol em seu peito. Permita-se fazer 15 anos, cada vez que o oceano das certezas ameaçar naufragar suas perguntas; permita-se fazer 15 anos sempre que uma decisão difícil tiver que ser tomada.

E, vida afora, mantenha os ouvidos abertos ao que a garota de 15 anos teria a dizer sobre seus atos.

Nessa festa do “entre”, que torna a vida verdadeiramente viva, o sonho, a empatia e a coragem são companheiros indispensáveis. Nunca, nunca deixe de convida-los!

Que Deus abençoe os seus caminhos e te faça feliz nesses 15 anos e nos muitos outros que virão.

Feliz aniversário!!

BH 20/7/21