Citações de MaoTse Tung

O Socialismo e o comunismo

O Comunismo é simultaneamente um sistema complexo de ideologia proletária e um novo regime social. Esse sistema e esse regime diferem de qualquer outro sistema ideológico ou regime social, e são os mais completos progressistas revolucionários e racionais da história da humanidade. O sistema ideológico e o regime social do feudalismo já entraram em decadência.

O sistema ideológico e o regime social do capitalismo, da mesma forma já caíram em desuso. Só o sistema ideológico e o regime social do comunismo estão plenos de juventude e vitalidade, propagando-se pelo mundo inteiro com a impetuosidade da alavanca e a força do raio. O socialismo acabará por substituir o capitalismo. Esta é a transformação da uma lei objetiva, independente das vontades do indivíduo. Por muito que os reacionários tentem impedir o avanço da roda da história, tarde ou cedo a revolução se fará e conquistará inevitavelmente a vitória.

Nós os comunistas nunca dissimulamos a nossas aspirações políticas está bem definido, não cabe a menor dúvida que o nosso programa de futuro, o nosso programa máximo, é fazer avançar a China para o socialismo e para o comunismo. Tanto o nome do nosso partido como a nossa concepção marxista do mundo aponta inequivocamente para esse ideal supremo de futuro, belo e radioso.

Visto no seu conjunto, na China o movimento revolucionário dirigido pelo partido comunista abrange duas etapas, isto é, a revolução democrática e a revolução socialista, que são dois processos revolucionários totalmente diferentes, sendo que o segundo processo só pode ser realizado depois que o primeiro tenha sido concluído. A revolução democrática é a preparação necessária para a revolução socialista e a revolução socialista é a tendencia inevitável da revolução democrática. O objetivo ultimo por que se batem todos os comunistas é a instauração definitiva de uma sociedade socialista e comunista. A revolução socialista visa liberação das forças produtivas A transformação da propriedade individual em propriedade coletiva socialista propriedade capitalista em a agricultura e no artesanato, e a transformação da propriedade capitalista em propriedade socialista na indústria e no comércio privados, provocarão inevitavelmente uma liberação considerável das forças produtivas. Assim, ter-se ao criado as condições sociais para uma tremenda expansão da produção agrícola e industrial.

Atualmente, nós realizamos uma revolução não apenas no sistema social, transformação da propriedade privada em propriedade pública, mas também na técnica, transformação da produção artesanal em grande produção mecanizada moderna. Essas duas revoluções estão ligadas entre si. Na agricultura, dadas as condições do nosso país a cooperativização deve preceder o emprego das grandes máquinas. Diga-se que nos países capitalistas a agricultura se desenvolve numa via capitalista. Assim em nenhum caso devemos tratar a indústria e a agricultura, a industrialização socialista e a transformação socialista da agricultura, como duas coisas separadas e isoladas, e de nenhuma maneira devemos destacar uma e rebaixar a outra.

Mao Tse Tung
Enviado por YEDA FERREIRA em 22/06/2021
Código do texto: T7284586
Classificação de conteúdo: seguro