O que a cultura e a cidadania tem a ver com a conquista da felicidade individual e coletiva?

Para o Ministério da Cultura, existe um patrimônio cultural nacional e mundial que foi construído e aprendido no tempo.

No dicionário temos: - Cultura: conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.

Para o nosso ministério, proteger esse patrimônio, democratiza-lo e aumenta-lo é o seu papel, porque fomentar essas políticas de valoração cultural traz como resultado esperado a promoção da cidadania e da diversidade cultural brasileira.

No dicionário temos - Cidadania: conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade

Nesse sentido, a promoção da cidadania é o mesmo que cultivar na sociedade o gosto pelo cumprimento dos deveres, éticos, morais e estético, contribuindo com a convivência harmônica na sociedade.

Segundo Aristóteles, felicidade é o bem maior e a finalidade de todas as coisas.

Para Aristóteles, nada há que façamos que não vise a felicidade.

Para este filósofo, a felicidade é um estado de consciência, ou atividade da alma, guiado pela virtude.

Assim, aquele que busca a felicidade fora da virtude, caminha na ignorância e embora possa desfrutar de prazeres na vida, nunca conhecerá a felicidade.

Dito isto, ainda que não tenhamos claro o significado de cultura e cidadania, já sabemos que a finalidade de ambos é a felicidade, uma vez que todas as coisas possuem essa mesma finalidade.

E se cultura e cidadania estão de fato comprometidas com a felicidade, necessário se faz que ambos os institutos proporcionem atividades da alma, ou estados de consciência guiadas pela virtude.

Para Aristóteles, Virtude é uma excelente disposição pra o Bem e as coisas devidas.

Nesse sentido, toda cultura, se pretende busca o seu fim, que é sempre a felicidade, deve ela estar pautada na virtude, naquilo que eleva a consciência e que nos edifica e humaniza.

Cultura não é qualquer coisa.

A liberdade de expressão sim nos permite expressar qualquer coisa.

Embora todos busquemos a felicidade, por ignorância, expressamos coisas fora da virtude, ou seja, fora da felicidade.

Existe a cultura que nos humaniza, que esta dentro da virtude e existe a cultura que nos embrutece, pois esta fora da virtude.

Essa cultura que nos embrutece, não é em essência cultura, mas a livre expressão da ignorância.

Nesse sentido, deve o Ministério da Cultura fomentar qualquer coisa, porque cultura é qualquer coisa?

Não. O Ministério deve fomentar a cultura que promove a cidadania e a boa convivência. Que tipo de arte promove o gosto pelos deveres éticos(cidadania)? Certamente, nenhum tipo de arte que faz apologia a violência ou a vulgaridade. Também nenhuma arte que faz apologia a intolerância etnica ou cultural.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 10/05/2021
Reeditado em 11/05/2021
Código do texto: T7252545
Classificação de conteúdo: seguro