Patriotismo - "o último refúgio dos canalhas"

Gostaria de tecer comentários a respeito do orgulho nacional; o dito nacionalismo ou patriotismo.

Será se essa espécie de sentimento, convertido em ação, seria uma especie de virtude desejável ou um vício execrável?

O patriotismo seria uma ferramenta de fraternidade universal ou “o último refúgio dos canalhas”, propulsor de conflitos internacionais como o fascismo de Hitler e o imperialismo Japonês?!

É sabido que grandes potências econômicas mundiais tais como EUA, INGLATERRA, CHINA, RUSSIA e ALEMANHA ATUAL possuem como ponto em comum esse orgulho nacional. Nesse sentido, embora seja possível constatar que o patriotismo pode colaborar com o crescimento econômico do país, em que medida esse sentimento colabora com o princípio da fraternidade universal entre os povos?

Patriotismo – patriotes(de mesmo país)+ ismo (formador de nomes de ação), entendido como um sentimento de orgulho, amor e devoção ao país.

O país é a nossa casa, nosso lar e também nossa empresa, nosso sustento. Portanto, é salutar que o preservemos, que a mantemos limpa e exuberante. Isso é racional. Também é natural que o contato e o cuidado com o nosso lar gere um sentimento de afeto, de apreciação, gratidão, pertencimento e compromisso com esse espaço. Não se trata de menosprezar o lar dos outros, mas de valorizar de maneira justa aquele “ser” que nos alimenta.

Dai que surja sentimentos de competição, comparação e apego é o desvirtuamento do afeto pelo lar que fortalece o sentimento de separatividade, soberba, racismo, posse, ganância. Ou ainda um outro extremo de sentimento como o de inferioridade, vergonha e fraqueza.

O verdadeiro amor nunca separa. Defendo uma fraternidade universal fruto de uma maternidade única que é a mãe terra, sendo todos filhos de um mesmo Pai cósmico. Tendo isto como principio superior, sou a favor de que a educação de cada país saiba ensinar a seus cidadãos o valor intrínseco de cada país, pelo melhor que ele tem a oferecer, eliminando a soberba e a vergonha, mantendo apenas um sereno orgulho de ser quem ele é. Se o nome disso é Patriostimo, não sei dizer, mas certamente é o verdadeiro amor ao lar que nos provê.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 30/03/2021
Código do texto: T7219750
Classificação de conteúdo: seguro