Onde está a felicidade?

Plotino faz uma pergunta imaginativa na Primeira Eneada e ele mesmo responde. Pergunta Plotino:

Se tivessemos dois sábios, sendo um deles um homem livre, possuidor de beleza fisica, grande energia vital, com saúde fisica e financeira e sendo o outro sábio um homem que, no sentido oposto, tudo lhe faltasse, inclusive a saude. Pergunta Plotino qual dois dois seria mais feliz?!

Ele responde que ambos seriam igualmente felizes, desde que fossem igualmente sábios.

Quanto de nós deposita a felicidade nas coisas externas e nos fazemos reféns da circunstâncias?!

Platão nos diz: "ninguém é mais feliz que o sábio." e mais tarde, Platão conceitou sabedoria como: "um estado de comunhão com o divino". Veja como isso nada tem a ver com as circunstâncias.

Não somos sábios, mas buscamos ser. Com isso a felicidade se aproxima.

Podemos eleger tres maneiras bem simples para constatar se estamos evoluindo em direção a essa sabedoria/felicidade:

1) nosso sorriso está vindo de maneira mais fácil?

2) aprendemos a extrair prazer de coisas simples? ou tudo precisa ser sofisticado?

3) sua convivencia esta melhorando? convivencia com as pessoas, animais, vegetais e minerais?

Se a resposta for negativa para os três ou em alguma delas, seria de bom "tom" rever o caminho que estamos trilhando.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 01/02/2021
Código do texto: T7173788
Classificação de conteúdo: seguro