Fragilidades

Felicidade é um estado da alma.
Um estado da alma protegido por uma muralha que é a nossa fortaleza interior. Mas essa muralha, esta fortaleza, não se sustenta por muito tempo, pois nela existem fragilidade por onde a infelicidade se infiltra.

Fragilidade é tudo que te tira desse estado da alma.

Há dois tipos de fragilidades que nos tiram desse estado da alma chamada felicidade:
A primeira e mais conhecida chamo de fragilidade ativa.
A outra chamo de fragilidade reativa.

A fragilidade Ativa é aquela, por vezes, mais consciente, e portanto mais sujeita de ser controlada, embora dificilmente extirpada. Ex: Preguiça, gula, luxúria, vaidade.

Em contra partida, a fragilidade reativa é aquela mais inconsciente, a exemplo das reações de raiva/ira, impaciência, medo, rancor, melancolia, irritação, mau humor.

A fragilidade ativa pode algumas vezes ser dominada por um comando: chega de preguiça! e então levanto. Chega de gula! e então paro de comer. Chega de luxúria e mudo o foco. Chega de vaidade e mudo o foco. (Obviamente, se não tratar a raiz ela volta)

Já a fragilidade reativa é dificil de ser controlada, pois está enraizada em crenças, traumas, gatilhos. Chega de raiva! e a raiva continua. Chega de impaciencia! e lá esta a ansiedade. Chega de rancor! e lá esta voce remoendo. Chega de melancolia e ela não vai embora.

Essas fragilidades reativas (raiva/ira/rancor/impaciencia/medo(daquilo que não se deve temer) são uma especie de sofrimento somado a um certo prazer sordido. Quando eu verbalizo minha raiva, meu rancor, minha impaciencia, sinto um certo prazer de estar colocando aquilo para fora.

Já as fragilidades ativas são uma espécie de auto sabotagem que se sustentam pelo prazer momentaneo que elas proporcionam.
Nesse sentido, a avareza ou luxuria e gula são ações que te dão prazer momentanea, assim como a preguiça é uma omissão que te mantem confortável. Todavia, todas elas dificultam a convivencia, prejudicam a saúde e atrapalham nossa relação com nossos objetivos de vida, mesmo os objetivos mais materiais.


Mas é possível combater essas fragilidades e conquistar a fortaleza que sustentará nosso estado da alma denominada felicidade?

A causa da gula não é a comida apetitosa, assim também como a causa da raiva e melancolia não são as adversidades que nos chegam.
A causa de nossas fragilidades é o nosso egocentrismo, nossa falta de compreensão e falta de auto conhecimento que nos faz opinar sobre os fatos de forma equivocada. Os fatos em si não nos causa raiva nem melancolia, mas sim a opinião que temos sobre os fatos.

Portanto, a felicidade esta na auto educação que nos faz conhecer a si mesmo e o sentido real por traz das coisas. Tal conhecimento aprofunda nossas convicções e nosso senso de identidade. Dão fortaleza a nossa fortaleza e nos torna senhores de nosso estado emocional e não simplesmente produto do meio e refém das adversidades.

Mas o Errado em você também está Certo.
O errado em voce é a materia-prima pra voce exercer a sua vocação de anjo.
Sua vocação de transformar inferno em paraíso só é possível com essa materia prima.
Nossas sombras são oportunidades da encarnação.
Nossas fragilidades são oportunidades para a virtude.
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 26/01/2021
Reeditado em 27/01/2021
Código do texto: T7169120
Classificação de conteúdo: seguro