Educação: a Missão da Escola?
Para responder essa pergunta temos que nos indagar se existe uma “razão de ser” para essa nossa pequena aventura existencial sob a orla terrestre.
Somos capazes de entender a vida como uma escola em tempo integral, cujo aluno é a Alma eterna vestindo um uniforme fisico temporal e temperamental?
Sendo nós Alma, o que interessa a Alma?
Nada, além de se realizar como Alma. E essa realização se dá no exercício constante de retornar a sua origem.
Interessa então a Alma, tão somente aprender coisas que lhe aproxime da sua origem.
Esta é a felicidade da Alma.
E qual é a origem da Alma a qual desejamos retornar?
A Origem é Deus.
Portanto, a origem é Vontade, Inteligência, Amor, Sabedoria, Bem, Belo, Justiça, Verdade, Coragem, temperança.
A Origem é um condomínio onde mora todas as virtudes. Portanto, moram lá também: Generosidade, Humildade, Harmonia, compreensão, compaixão, contentamento e todos seus parentes.
Já ouviste dizer que a Alma tem natureza divina e que, portanto, tem o Deus em si?
As virtudes já residem em potencia dentro da alma. O caminho de realização da Alma é um caminho interior que desvela e desperta essas potências esquecidas.
Dito isso, se a vida é uma escola para Alma reencontrar o caminho de casa, qual seria a Missão da escola dentro desta Escola da Vida?
A missão da Escola é resgatar esse caminho. Resgatar a virtude da alma sepultada neste corpo.
Esta é a escola que desejo para o mundo.
Em termos práticos, sabe o que significa?
Vamos montar uma grade curricular, cujo objetivo final é sempre o mesmo: o resgate da virtude.