União & Forma

"A união faz a força"

Eu aproveito o adágio e de modo, simplório e um tanto caricato, faço uma alteração: a união faz a forma.

Sabemos que nossa estrutura biológica e fisiológica, é feita de átomos, que então formam células, tecidos, órgãos e sistemas, ou seja, a união de vários átomos, gera alguma formação, assim como os gametas se unem e formam um novo ser, a união cria formas.

Na natureza, tudo se faz e refaz através das uniões e junções. Temos as formações rochosas, que advém de tempos remotos, onde uma cadeia de montes e pedras deu origem ao que cito. No oceano, a vida marítima tem sua formação depois de uma união, seja um acasalamento de cavalos marinhos; ou um exemplo, em que a mão humana atua de forma proposital, é aquele navio velho que é "afundado" para formar um sistema de vida marinha em seu conjunto de aço e ferro velho retorcido, então há a união da vida fria e metálica, com algas marinhas e outros seres, formando corais e criando espaço para outras formações oceânicas.

Na escrita, dá-se o mesmo processo, pegamos uma palavra aqui, uma imagem ali, um som acolá e agrupamos tudo isto num texto, a forma, pode ser uma redação,um texto jurídico, um poema, uma letra de música ou mesmo um lema ou citação que leva os leitores a apreciarem o sentido daquelas palavras. Se tivermos um certo cuidado, digo isso, falando do que leio com mais frequência, poesias, contos e crônicas, formamos textos coerentes, lúdicos, instrutivos e interativos, caso não, saem narrativas meio sem nexo, embora o autor saiba do que se trata, algo como "non sense", e mesmo assim, é uma forma. União e Forma.

Nada citado aqui é novidade, todos sabemos que a naturalmente, as coisas se ajeitam e se acertam e da união, surge uma forma que pode ser bela, grotesca, expressiva, intimista ou não, mas tudo vem dessa iniciativa, de juntar e dar um formato. O quebra -cabeças é assim; a via láctea é assim; a sétima arte é assim; o aprendizado humano é assim, enfim, Uní e Dai forma, é a lei máxima da multiplicação e perpetuação.

https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com

Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 07/12/2020
Reeditado em 23/12/2020
Código do texto: T7129690
Classificação de conteúdo: seguro