Como é difícil amar um filho.
Para mim, fácil é dar afeto ao meu filho. Dar carinho, estudo profissionalizante, que são partes importantes do amor, mas longe de ser o amor por inteiro.
O amor integral envolve o esforço de formar um caráter forte e belo capaz de lhe proporcionar uma felicidade autentica.
Para isso, exige-se construir um ambiente de justiça e beleza e mostrar pelo exemplo que a jornada da vida é bela e que vale a pena.
Também é ser capaz de dar a ele, não o que lhe agrada ou o que agrada a mim, mas o que lhe dará uma oportunidade humana de ser mais saudável, sábio e consequentemente, mais feliz.
Mas é mais fácil lhe dar o que lhe agrada, independente se isso lhe fará uma pessoa melhor. Assim, sinto o prazer de ver seu sorriso de satisfação e me sentir mais querido. (além de me livrar de uma choradeira sem fim.)
Dá trabalho educar o filho para que ele tenha oportunidade de gostar do que é bom, belo e justo. Para que ele encontre o valor de amar o dever, amar o saudável. Para que ele seja capaz de governar suas emoções e pensamentos e saiba se relacionar amorosamente com o mundo. Isso dá trabalho.
Mas quem ama bondosamente e generosamente não foge desse trabalho.
Para mim, pensar que existe um amor autentico que se abstêm de educar é o mesmo que pensar que existe um homem bom que se abstêm de agir de maneira boa.
Fácil é mimá-lo e enchê-lo de excessos. Fácil é deixar de herança maus hábitos que lhe fará sofrer no futuro. Fácil é delegar aos outros o seu papel de pai para depois também delegar a culpa.
Amar verdadeiramente exigiria buscar meu próprio crescimento como ser humano e educador e para isso eu não estou preparado.
Quem ama, deseja dar o melhor. E o que é melhor do que a educação?
"Educare" de conduzir para fora, trazer o melhor que subjaz na alma, ou seja, formar o caráter. Permitir que o filho eleja valores para vida e seja capaz de sustentar esses valores. Seja capaz de obedecer a si mesmo, mas não qualquer parte de si, mas obedecer a melhor parte de si.
Ser capaz de obedecer a melhor parte de si é o verdadeiro conceito de Disciplina. Essa também é o verdadeiro sentido da palavra Liberdade. O contrário é ser escravo das circunstancias ou dos desejos. Ser incapaz de eleger valores, ou se os elege, ser incapaz de sustenta-los.
Por isso eu digo: Como é difícil amar verdadeiramente um filho. Pelo menos para mim.