Buscar a informação? Nem sempre foi questão de escolha...

Estamos vivendo numa era de facilidade ao acesso das informações.

Já não temos mais a necessidade de buscarmos livros em bibliotecas somente, uma vez que já existem os arquivos digitais que nos auxiliam no alcance da leitura, com a possibilidade de carregá-los no celular ou tablet e dar zoom nas letrinhas pequenas.

Livros em pdf... artigos científicos que são publicados online... artigos e reportagens dos diversos jornais e emissoras de TV...

Definitivamente, a dificuldade não está mais no alcance das notícias.

Por outro lado, é preciso saber filtrar o que nos chega.

Eis aqui a grande dificuldade do novo século.

Se antes era difícil comprar um livro, ou mesmo um jornal ou revista, hoje a dificuldade está em buscar a fonte das coisas que batemos nosso pé para defender.

Muitos, portanto, defendem algo que desconhecem. Apostam suas fichas em coisas que comprovadamente não deram certo para outras pessoas, ou mesmo para outros países.

É como a gente comprar um carro novo sem antes pesquisar se irá atender às nossas expectativas... Sem antes saber se aquele tipo de combustível já está disponível na nossa cidade... É como a gente comprar um computador novo, mas que não servirá para a qualidade dos jogos que queremos baixar...

Comprar um produto novo e caro sem antes conhecer suas especificações é correr risco de arrependimento.

Da mesma forma, votar em um candidato que apoia um partido político do qual desconhece a história, é igualmente correr risco de arrependimento.

Quem, hoje em dia, poderá sentir-se satisfeito, se acomodando num sofá para esquecer que há um objetivo de vida para cada um de nós ?

Quem, hoje em dia, poderá sentir-se satisfeito, sabendo que "fake news" não é invenção do século XXI, mas que na verdade esse tipo de manipulação já existe faz tempos ?

Quem, hoje em dia, vai escolher apostar na sorte, boa ou ruim, que a desinformação pode lhe apresentar cedo ou tarde ?

E quantos vão decidir serem os agentes ativos de suas escolhas? Quantos irão buscar fontes seguras de informação, que possam servir de auxílio na compreensão dos porquês das dores humanas?

As injustiças humanas continuarão por mais tempo ainda. Mesmo com essa pandemia que deveria ter feito brilhar a luz em muitas consciências...

Mas seguimos em frente...

Preparemos nossos lances e apostas...

Alguns com mais informação ou desinformação nas bagagens...

O grande desafio de hoje é saber filtrar o que nos serve daquilo que não nos serve mais...

____ Em tempo: não tenho partido político. Esta análise é por confiar que um dia as pessoas irão buscar conhecer mais sobre o que defendem... Defender a desinformação não trará benefícios para a nossa sociedade.

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 23/08/2020
Código do texto: T7044113
Classificação de conteúdo: seguro