SOLIDARIEDADE, PROPRIEDADE PRIVADA E CIVILIZAÇÃO

Das três principais épocas da humanidade - estado selvagem, barbárie e civilização – o que nos separa da selvageria e da barbárie e nos conduz à civilização – pasmem - é a solidariedade!
Todos nós sabemos que, na natureza, um animal ferido (com uma perna quebrada ou uma perfuração no abdômen) está condenado à morte, pois não tem a menor chance de sobrevivência, haja vista que, no mundo animal, não existe a menor possibilidade de um leão ferido ter a perna engessada, fazer repouso e procurar comida!
Para a antropóloga Margaret Mead, dentre todas as espécies, o homo sapiens merece posição de destaque, pois a partir do momento em que, durante uma caçada, nossos ancestrais passaram a socorrer um semelhante com uma perna ferida ou um osso quebrado e davam-lhe total amparo num ambiente seguro e livre de predadores, até que se recuperasse, surgem os primeiros sinais de civilização em uma cultura antiga.
Um fêmur quebrado que cicatrizou é evidência de que alguém teve tempo para ficar com aquele que caiu, tratou da ferida, conduziu a pessoa em segurança e cuidou dela até que se recuperasse. “Ajudar alguém durante a dificuldade é onde a civilização começa” disse Mead.
Ante o exposto, atrevo-me a dizer que as primeiras demonstrações de solidariedade entre os seres humanos contribuem de forma decisiva para o surgimento dos primeiros assentamentos humanos e, consequentemente, da propriedade privada!

 
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 22/08/2020
Reeditado em 22/08/2020
Código do texto: T7043381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.